Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DO IFRN – CAMPUS MACAU.

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO EM BIOLOGIA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO VISA AVALIAR SE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN - CAMPUS MACAU ESTÁ EM CONFORMIDADE COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO EDITAL CAPES Nº 6/2018 E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI A OBSERVAÇÃO NÃO ESTRUTURADA, BASEADA NO QUE FORA DISCUTIDO EM REUNIÕES COM A EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES QUE ESTUDAM A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. TER O CONTATO DIRETO E AMPLO COM O AMBIENTE E COM A COMUNIDADE ESCOLAR PERMITE UM ENRIQUECIMENTO DE SABERES, APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA QUE SE TORNAM CRUCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA BIOLOGIA. O PRP CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO MOSTRANDO QUE A AMPLA VIVÊNCIA NA ESCOLA – CAMPO EM CONTATO CONSTANTE COM A SALA DE AULA E COM AS ORIENTAÇÕES DO PRECEPTOR E COORDENADOR DE FORMA CONTINUADA, É INCESSANTE A PROGRESSÃO DO DISCENTE PARA SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL. A REFERIDA VIVÊNCIA EM UM ÂMBITO ESCOLAR PROPÍCIA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ENTENDIMENTO SOBRE OS ASPECTOS ESCOLARES E AS METODOLOGIAS DE ENSINO A SEREM APLICADAS EM CONFORMIDADE COM AS NECESSIDADES DE CADA TURMA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITE O CONVÍVIO MAIOR COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA, UM CONHECIMENTO E INTERAÇÃO MAIS AMPLO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PRECEPTOR E COORDENADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.