Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DO IFRN – CAMPUS MACAU.

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO EM BIOLOGIA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57178
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DO IFRN – CAMPUS MACAU."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA AVALIAR SE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN - CAMPUS MACAU ESTÁ EM CONFORMIDADE COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO EDITAL CAPES Nº 6/2018 E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI A OBSERVAÇÃO NÃO ESTRUTURADA, BASEADA NO QUE FORA DISCUTIDO EM REUNIÕES COM A EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES QUE ESTUDAM A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. TER O CONTATO DIRETO E AMPLO COM O AMBIENTE E COM A COMUNIDADE ESCOLAR PERMITE UM ENRIQUECIMENTO DE SABERES, APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA QUE SE TORNAM CRUCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA BIOLOGIA. O PRP CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO MOSTRANDO QUE A AMPLA VIVÊNCIA NA ESCOLA – CAMPO EM CONTATO CONSTANTE COM A SALA DE AULA E COM AS ORIENTAÇÕES DO PRECEPTOR E COORDENADOR DE FORMA CONTINUADA, É INCESSANTE A PROGRESSÃO DO DISCENTE PARA SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL. A REFERIDA VIVÊNCIA EM UM ÂMBITO ESCOLAR PROPÍCIA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ENTENDIMENTO SOBRE OS ASPECTOS ESCOLARES E AS METODOLOGIAS DE ENSINO A SEREM APLICADAS EM CONFORMIDADE COM AS NECESSIDADES DE CADA TURMA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITE O CONVÍVIO MAIOR COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA, UM CONHECIMENTO E INTERAÇÃO MAIS AMPLO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PRECEPTOR E COORDENADOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO EM BIOLOGIA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1593_01082019133518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS SILVA DO VALE  CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAIS SILVA"
    "autor_email" => "laissilvadovalecordeiro@g"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS MACAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57178
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DO IFRN – CAMPUS MACAU."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA AVALIAR SE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN - CAMPUS MACAU ESTÁ EM CONFORMIDADE COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO EDITAL CAPES Nº 6/2018 E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI A OBSERVAÇÃO NÃO ESTRUTURADA, BASEADA NO QUE FORA DISCUTIDO EM REUNIÕES COM A EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES QUE ESTUDAM A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. TER O CONTATO DIRETO E AMPLO COM O AMBIENTE E COM A COMUNIDADE ESCOLAR PERMITE UM ENRIQUECIMENTO DE SABERES, APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA QUE SE TORNAM CRUCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA BIOLOGIA. O PRP CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO MOSTRANDO QUE A AMPLA VIVÊNCIA NA ESCOLA – CAMPO EM CONTATO CONSTANTE COM A SALA DE AULA E COM AS ORIENTAÇÕES DO PRECEPTOR E COORDENADOR DE FORMA CONTINUADA, É INCESSANTE A PROGRESSÃO DO DISCENTE PARA SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL. A REFERIDA VIVÊNCIA EM UM ÂMBITO ESCOLAR PROPÍCIA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ENTENDIMENTO SOBRE OS ASPECTOS ESCOLARES E AS METODOLOGIAS DE ENSINO A SEREM APLICADAS EM CONFORMIDADE COM AS NECESSIDADES DE CADA TURMA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITE O CONVÍVIO MAIOR COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA, UM CONHECIMENTO E INTERAÇÃO MAIS AMPLO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PRECEPTOR E COORDENADOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO EM BIOLOGIA, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID1593_01082019133518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS SILVA DO VALE  CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAIS SILVA"
    "autor_email" => "laissilvadovalecordeiro@g"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS MACAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO VISA AVALIAR SE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN - CAMPUS MACAU ESTÁ EM CONFORMIDADE COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO EDITAL CAPES Nº 6/2018 E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI A OBSERVAÇÃO NÃO ESTRUTURADA, BASEADA NO QUE FORA DISCUTIDO EM REUNIÕES COM A EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES QUE ESTUDAM A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. TER O CONTATO DIRETO E AMPLO COM O AMBIENTE E COM A COMUNIDADE ESCOLAR PERMITE UM ENRIQUECIMENTO DE SABERES, APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA QUE SE TORNAM CRUCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA BIOLOGIA. O PRP CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO MOSTRANDO QUE A AMPLA VIVÊNCIA NA ESCOLA – CAMPO EM CONTATO CONSTANTE COM A SALA DE AULA E COM AS ORIENTAÇÕES DO PRECEPTOR E COORDENADOR DE FORMA CONTINUADA, É INCESSANTE A PROGRESSÃO DO DISCENTE PARA SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL. A REFERIDA VIVÊNCIA EM UM ÂMBITO ESCOLAR PROPÍCIA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ENTENDIMENTO SOBRE OS ASPECTOS ESCOLARES E AS METODOLOGIAS DE ENSINO A SEREM APLICADAS EM CONFORMIDADE COM AS NECESSIDADES DE CADA TURMA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PERMITE O CONVÍVIO MAIOR COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA, UM CONHECIMENTO E INTERAÇÃO MAIS AMPLO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PRECEPTOR E COORDENADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.