O PRESENTE ESTUDO PROPÕE O USO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO DA QUÍMICA ORGÂNICA, ESPECIFICAMENTE, PARA O ESTUDO DOS HIDROCARBONETOS. FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE CONSISTIU EM TRÊS ETAPAS: SONDAGEM INICIAL, AULAS TEÓRICAS E AULAS EXPERIMENTAIS. NA SONDAGEM INICIAL FOI PERGUNTADO AOS ESTUDANTES SOBRE POR QUAIS MEIOS ESTES GOSTARIAM DE APRENDER QUÍMICA; NAS AULAS TEÓRICAS TRABALHOU-SE A APLICAÇÃO, PROPRIEDADES E A NOMENCLATURA IUPAC DOS COMPOSTOS; E NA ÚLTIMA ETAPA REALIZARAM-SE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ENVOLVENDO A COMBUSTÃO DE ALGUNS HIDROCARBONETOS E SUAS REATIVIDADES COM ÁCIDOS E BASES. FORAM REALIZADAS AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS NAS AULAS TEÓRICAS SOBRE O CONTEÚDO TRABALHADO. NAS AULAS EXPERIMENTAIS HOUVE DISCUSSÃO COM OS ESTUDANTES SOBRE OS FENÔMENOS OBSERVADOS E FOI SOLICITADA A CONSTRUÇÃO DE UM ROTEIRO PELOS MESMOS COMO FORMA AVALIATIVA DE CUNHO QUALITATIVO. OBSERVOU-SE QUE O RENDIMENTO DOS ESTUDANTES FOI MAIOR NAS AULAS EXPERIMENTAIS, POIS ESTES TRABALHARAM COMO INVESTIGADORES, E PARTICIPARAM MAIS DO QUE NAS AULAS TEÓRICAS.