Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

QUIZ MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DE ENSINO, NONO ANO Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57168
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 1310
    "titulo" => "QUIZ MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A BUSCA POR NOVOS AMBIENTES E INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A CONSTANTE RENOVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SE APRESENTAR COMO UM DESSES MÉTODOS INOVADORES, SENDO ELE INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR COMO ATIVIDADES INTEGRATIVAS QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ESTUDANTE E A ATUAÇÃO EM CONTRIBUIÇÃO COM A SOCIEDADE. EM MEIO AO QUE FOI APRESENTADO, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO RELACIONADO AO CONTEÚDO DE MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MOSTRANDO COMO ELE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA TANTO, FOI UTILIZADO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TESTANDO A APLICABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO PARA DUAS TURMAS DE UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DESSA PRÁTICA FORAM POSITIVOS, APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO NAS DUAS TURMAS, FOI PERCEPTÍVEL O MAIOR INTERESSE E INTERAÇÃO QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM, E EM COMO A MUDANÇA NA DINÂMICA DA AULA FOI BEM ACEITA E REQUISITADA PARA QUE OCORRESSE MAIS VEZES. REVELANDO ASSIM, A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO, COMO ESSENCIAIS NA VIDA DE UM ESTUDANTE. FRENTE A ISSO, PERCEBE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MAIS INTERATIVA É BENÉFICA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DE ENSINO, NONO ANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1310_01072019114151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME CARDOSO"
    "autor_email" => "guilherme_cardoso08@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57168
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 1310
    "titulo" => "QUIZ MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A BUSCA POR NOVOS AMBIENTES E INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A CONSTANTE RENOVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SE APRESENTAR COMO UM DESSES MÉTODOS INOVADORES, SENDO ELE INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR COMO ATIVIDADES INTEGRATIVAS QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ESTUDANTE E A ATUAÇÃO EM CONTRIBUIÇÃO COM A SOCIEDADE. EM MEIO AO QUE FOI APRESENTADO, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO RELACIONADO AO CONTEÚDO DE MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MOSTRANDO COMO ELE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA TANTO, FOI UTILIZADO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TESTANDO A APLICABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO PARA DUAS TURMAS DE UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DESSA PRÁTICA FORAM POSITIVOS, APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO NAS DUAS TURMAS, FOI PERCEPTÍVEL O MAIOR INTERESSE E INTERAÇÃO QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM, E EM COMO A MUDANÇA NA DINÂMICA DA AULA FOI BEM ACEITA E REQUISITADA PARA QUE OCORRESSE MAIS VEZES. REVELANDO ASSIM, A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO, COMO ESSENCIAIS NA VIDA DE UM ESTUDANTE. FRENTE A ISSO, PERCEBE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MAIS INTERATIVA É BENÉFICA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA DE ENSINO, NONO ANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1310_01072019114151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME CARDOSO"
    "autor_email" => "guilherme_cardoso08@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A BUSCA POR NOVOS AMBIENTES E INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A CONSTANTE RENOVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SE APRESENTAR COMO UM DESSES MÉTODOS INOVADORES, SENDO ELE INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR COMO ATIVIDADES INTEGRATIVAS QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ESTUDANTE E A ATUAÇÃO EM CONTRIBUIÇÃO COM A SOCIEDADE. EM MEIO AO QUE FOI APRESENTADO, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO RELACIONADO AO CONTEÚDO DE MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MOSTRANDO COMO ELE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA TANTO, FOI UTILIZADO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TESTANDO A APLICABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO PARA DUAS TURMAS DE UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DESSA PRÁTICA FORAM POSITIVOS, APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO NAS DUAS TURMAS, FOI PERCEPTÍVEL O MAIOR INTERESSE E INTERAÇÃO QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM, E EM COMO A MUDANÇA NA DINÂMICA DA AULA FOI BEM ACEITA E REQUISITADA PARA QUE OCORRESSE MAIS VEZES. REVELANDO ASSIM, A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO, COMO ESSENCIAIS NA VIDA DE UM ESTUDANTE. FRENTE A ISSO, PERCEBE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MAIS INTERATIVA É BENÉFICA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.