A BUSCA POR NOVOS AMBIENTES E INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A CONSTANTE RENOVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SE APRESENTAR COMO UM DESSES MÉTODOS INOVADORES, SENDO ELE INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR COMO ATIVIDADES INTEGRATIVAS QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ESTUDANTE E A ATUAÇÃO EM CONTRIBUIÇÃO COM A SOCIEDADE. EM MEIO AO QUE FOI APRESENTADO, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO RELACIONADO AO CONTEÚDO DE MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MOSTRANDO COMO ELE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA TANTO, FOI UTILIZADO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TESTANDO A APLICABILIDADE DE UM JOGO DIDÁTICO PARA DUAS TURMAS DE UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DESSA PRÁTICA FORAM POSITIVOS, APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO NAS DUAS TURMAS, FOI PERCEPTÍVEL O MAIOR INTERESSE E INTERAÇÃO QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM, E EM COMO A MUDANÇA NA DINÂMICA DA AULA FOI BEM ACEITA E REQUISITADA PARA QUE OCORRESSE MAIS VEZES. REVELANDO ASSIM, A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO, COMO ESSENCIAIS NA VIDA DE UM ESTUDANTE. FRENTE A ISSO, PERCEBE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO MAIS INTERATIVA É BENÉFICA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS.