UMA DAS PROPOSTAS ATUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA VISA À APRENDIZAGEM POR MEIO DA DESCOBERTA, NA QUAL O PROFESSOR, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS, AUXILIA OS ALUNOS A TIRAR SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES A RESPEITO DO PROCESSO TRATADO. DESSE MODO, O ALUNO VIVENCIA NA PRÁTICA O QUE FOI AFIRMADO POR MEIO DE TEORIAS EM SALA, E ASSIM, AO RELACIONAR OS MESMOS CONTEÚDOS DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, HÁ UM INTERESSE MAIOR PELO ASSUNTO TRATADO. ALÉM DISSO, QUANDO UM PROFESSOR AO PLANEJAR UMA AULA INSERE CONTEÚDOS DE OUTRAS ÁREAS CORRELACIONADAS E PASSA PARA O ALUNO, ISSO POSSIBILITA UM MAIOR SIGNIFICADO E SENTIDO DA APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO VISOU ANALISAR POR MEIO DA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, SE ESTUDANTES DE UMA TURMA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CONSIDERAM QUE HOUVE INOVAÇÃO NO ENSINO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS RELATIVOS À TÉCNICA DE RMN DE 1H A SUA EMENTA, E SE FORAM MOTIVADOS A APRENDEREM MELHOR OS CONHECIMENTOS PROPOSTOS PELA DISCIPLINA POR MEIO DO DESPERTAR DE SUA CURIOSIDADE. PARA TAL, FOI PROPOSTO AOS ESTUDANTES DA TURMA RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 11 PERGUNTAS, SENDO 8 PERGUNTAS OBJETIVAS E 3 SUBJETIVAS. DIANTE DISSO, GRANDE PARTE DOS ALUNOS AFIRMARAM, QUE A APLICAÇÃO DA TÉCNICA ESPECTROSCÓPICA DE RMN DE 1H OS AJUDOU NA APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS RELACIONADOS ÀQUELA AULA, ALÉM DO DESPERTAR DA CURIOSIDADE TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA.