O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE PROPICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, UM DOS RECURSOS MAIS RESISTENTES À MODERNIDADE DA ERA CONTEMPORÂNEA ATUANDO COMO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS DE TRABALHO E DE USO DOS PROFESSORES E ALUNOS E DE ACESSIBILIDADE A TODOS, SENDO ESSA A PRINCIPAL PROPOSTA DO LIVRO DIDÁTICO DESDE O SEU SURGIMENTO : GUIAR O TRABALHO DO PROFESSOR. MAS PODENDO SE CONSOLIDAR TAMBÉM COMO MEIO DE INTERESSES POLÍTICOS E OBJETIVOS DIANTE DE SUAS ABORDAGENS . SENDO ASSIM , A DISCUSSÃO A SER DESENVOLVIDA AQUI, PARTE DO PRINCÍPIO DA RESISTÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO IMPRESSO TRADICIONAL EM DETRIMENTO DO DIGITAL QUE SERIA UMA FORMA DE FACILITAÇÃO DO MANUSEIO E USO EM SALA DE AULA, TENDO SIDO PENSADO COM ESSE INTUITO DESDE SUA CRIAÇÃO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ENQUANTO UM RECURSO ADEQUADO A FACILIDADE E AGILIDADE . DIANTE DISSO, MESMO COM AS EXIGÊNCIAS FEITAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO EM 2014 DE QUE AS EDITORAS PRODUZISSEM O MATERIAL FEITO IMPRESSO TAMBÉM NAS VERSÕES DIGITAIS, HÁ VÁRIAS BARREIRAS A SEREM ENFRENTADAS PARA A CHEGADA DA EFETIVAÇÃO DE TAL USO QUE SERÃO ABORDADAS AO LONGO DO ARTIGO.