O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE MATRIZES E DETERMINANTES UTILIZANDO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA O JOGO DE CARTAS, E DISCUTIR COMO ESSA ALTERNATIVA PODE INFLUENCIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. À VISTA DISSO, DESENVOLVEMOS UMA ATIVIDADE SOBRE MATRIZES E DETERMINANTES, NA QUAL ABORDAMOS AS OPERAÇÕES ENTRE MATRIZES E CÁLCULO DE DETERMINANTES POR MEIO DO JOGO DE CARTAS. A ATIVIDADE BUSCOU PROPOR UMA INTERAÇÃO NA TURMA, E ASSIM, LEVÁ-LOS A REFORÇAR O CONHECIMENTO E INSTIGAR O TRABALHO EM EQUIPE. DESSE MODO, AO DECORRER DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SE MOSTRARAM COM MUITAS DIFICULDADES, QUE SEMPRE PEDIAM DICAS E TRANSPARECIAM ESTAR COM DÚVIDAS. PODEMOS PERCEBER QUE ESTE JOGO FOI IMPORTANTE, POIS AO FINAL DA AULA, OS COMENTÁRIOS FORAM POSITIVOS E A DURAÇÃO DE TEMPO EM RESOLVER ESTAVA DIMINUINDO A CADA PARTIDA. DIANTE DESSAS OBSERVAÇÕES E OUTROS PONTOS QUE DESTACAREMOS AO DECORRER DO TRABALHO, PUDEMOS CONCLUIR QUE O JOGO INFLUENCIOU POSITIVAMENTE, TANTO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO CONTEÚDO ABORDADO, QUANTO NO INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE.