O TEXTO EM TELA SINTETIZA UMA PESQUISA AMPLA QUE ENVOLVE RELAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS, TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS QUE INFLUENCIAM À PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO OS EDITAIS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), INSERIDO EM UMA POLÍTICA AMPLA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTABELECEM RELAÇÕES COM INICIATIVAS PARA A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MATERIAL PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. TAL OBJETIVO SURGE A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS NO PNLD DE 2015. COMO METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FOMENTARAM A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AMPLIANDO PARA UM CONTEXTO GLOBAL, AINDA QUE DE MANEIRA BREVE. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DOCUMENTAL, NA QUAL AVALIAMOS OS EDITAIS DO PROGRAMA NO PERÍODO DE 2014 A 2018, VERIFICANDO A EXISTÊNCIA DE ITENS RELACIONADOS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E, SE SIM, COMO ESSES DOCUMENTOS ABORDAVAM A POSSIBILIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO ARTICULADA AOS LIVROS IMPRESSOS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE EM UM DADO PERÍODO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, VISANDO MELHORAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROMOVEU PROGRAMAS PARA A MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS, ADQUIRINDO EQUIPAMENTOS COMO LOUSAS DIGITAIS E COMPUTADORES, ALÉM DE INCENTIVAR À PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS, O QUE RESULTOU NA INCLUSÃO DOS LIVROS DIGITAIS NO PNLD DE 2015. ENTRETANTO, JÁ NO ÚLTIMO ANO QUE COMPREENDE NOSSA ANÁLISE, O EDITAL JÁ NÃO TRAZIA A POSSIBILIDADE DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS, PREVALECENDO O MATERIAL IMPRESSO.