RESUMO: REALÇAMOS NESTE ARTIGO QUE A PEDAGOGIA REQUER ESPAÇOS/TEMPOS CRÍTICOS PARA PODER ATUAR NA PERSPECTIVA QUE LHE É INERENTE, QUAL SEJA: DE FORMAÇÃO; DE HUMANIZAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO. REALÇAR A INERÊNCIA DESTA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA CRÍTICA AOS PROCESSOS DE REFLEXIVIDADE; DIALOGICIDADE E POLITICIDADE, BEM COMO DISCUTIR A INCOMPATIBILIDADE DESTA RACIONALIDADE EM ESPAÇOS/TEMPOS NEOLIBERAIS. PESQUISA QUALITATIVA PRODUZIDA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, DEFENDENDO QUE EXISTEM PROPOSTAS EDUCACIONAIS QUE SÃO CONDUZIDAS POR VERTENTES DEMOCRÁTICAS E EMANCIPADORAS COM ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕEM A EDUCAÇÃO CRÍTICA QUE SUSTENTA A REFLEXÃO DE QUE ESTA COMPÕE O CAMPO POLITICO E NÃO NEUTRO E FAZ CONEXÕES ENTRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E CULTURAIS NA LUTA POR UMA SOCIEDADE DE CLASSE QUE ANULE A DESIGUALDADE, AMPLIANDO PRÁTICAS LIBERTADORAS, GARANTINDO TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PESSOAIS PROGRESSISTAS.