Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CIÊNCIAS DA NATUREZA, EXPERIMENTOS, INTERDISCIPLINARIDADE, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO Pôster (PO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56855
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 2193
    "titulo" => """
      EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA UTILIZANDO\r\n
      MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZANDO UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTA DISCIPLINA POSSUI CARÁTER MULTIDISCIPLINAR PERPASSANDO PELAS ÁREAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA E POR ESTA RAZÃO É MINISTRADA SEMPRE EM DUPLA DOCÊNCIA. O ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA NECESSIDADE PRINCIPALMENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, PORÉM NÃO SE PODE DESCONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DE O DOCENTE RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, POIS AMBAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA PROPORCIONAR O APRENDIZADO DO ALUNO. DESTA FORMA, APÓS O CONTEÚDO TEÓRICO SER DESENVOLVIDO DURANTE AS AULAS, AS DOCENTES PROPUSERAM UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS COM A TEMÁTICA “A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES”. AO FINAL DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, QUE SINTETIZAVAM O CONTEÚDO ESTUDADO NO BIMESTRE, OS ALUNOS ELABORARAM UM RELATÓRIO CIENTÍFICO QUE FOI UTILIZADO COM UM DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. OUTRO PONTO IMPORTANTE, É QUE ESTE DOCUMENTO FOI UTILIZADO PARA ELENCAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E LACUNAS QUE FORAM IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS ONDE ELAS PUDERAM TRABALHAR AS DÚVIDAS NAS AULAS POSTERIORES. VALE DESTACAR QUE ESTA AÇÃO, DE REPENSAR A AVALIAÇÃO, PARTIU DA REFLEXÃO DAS DOCENTES EM PROPOR FORMAS ALTERNATIVAS ÀS PROVAS E AOS TESTES DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM QUARENTA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO DE SÃO MIGUEL PAULISTA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DA NATUREZA, EXPERIMENTOS, INTERDISCIPLINARIDADE, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID2193_30072019000457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ALVES PEREIRA SATO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SATO"
    "autor_email" => "juliana.sato@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "IFSP CAMPUS SÃO MIGUEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56855
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 2193
    "titulo" => """
      EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA UTILIZANDO\r\n
      MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZANDO UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTA DISCIPLINA POSSUI CARÁTER MULTIDISCIPLINAR PERPASSANDO PELAS ÁREAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA E POR ESTA RAZÃO É MINISTRADA SEMPRE EM DUPLA DOCÊNCIA. O ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA NECESSIDADE PRINCIPALMENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, PORÉM NÃO SE PODE DESCONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DE O DOCENTE RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, POIS AMBAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA PROPORCIONAR O APRENDIZADO DO ALUNO. DESTA FORMA, APÓS O CONTEÚDO TEÓRICO SER DESENVOLVIDO DURANTE AS AULAS, AS DOCENTES PROPUSERAM UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS COM A TEMÁTICA “A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES”. AO FINAL DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, QUE SINTETIZAVAM O CONTEÚDO ESTUDADO NO BIMESTRE, OS ALUNOS ELABORARAM UM RELATÓRIO CIENTÍFICO QUE FOI UTILIZADO COM UM DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. OUTRO PONTO IMPORTANTE, É QUE ESTE DOCUMENTO FOI UTILIZADO PARA ELENCAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E LACUNAS QUE FORAM IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS ONDE ELAS PUDERAM TRABALHAR AS DÚVIDAS NAS AULAS POSTERIORES. VALE DESTACAR QUE ESTA AÇÃO, DE REPENSAR A AVALIAÇÃO, PARTIU DA REFLEXÃO DAS DOCENTES EM PROPOR FORMAS ALTERNATIVAS ÀS PROVAS E AOS TESTES DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM QUARENTA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO DE SÃO MIGUEL PAULISTA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DA NATUREZA, EXPERIMENTOS, INTERDISCIPLINARIDADE, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID2193_30072019000457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ALVES PEREIRA SATO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SATO"
    "autor_email" => "juliana.sato@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "IFSP CAMPUS SÃO MIGUEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZANDO UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTA DISCIPLINA POSSUI CARÁTER MULTIDISCIPLINAR PERPASSANDO PELAS ÁREAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA E POR ESTA RAZÃO É MINISTRADA SEMPRE EM DUPLA DOCÊNCIA. O ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA NECESSIDADE PRINCIPALMENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, PORÉM NÃO SE PODE DESCONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DE O DOCENTE RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, POIS AMBAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA PROPORCIONAR O APRENDIZADO DO ALUNO. DESTA FORMA, APÓS O CONTEÚDO TEÓRICO SER DESENVOLVIDO DURANTE AS AULAS, AS DOCENTES PROPUSERAM UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS COM A TEMÁTICA “A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES”. AO FINAL DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, QUE SINTETIZAVAM O CONTEÚDO ESTUDADO NO BIMESTRE, OS ALUNOS ELABORARAM UM RELATÓRIO CIENTÍFICO QUE FOI UTILIZADO COM UM DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. OUTRO PONTO IMPORTANTE, É QUE ESTE DOCUMENTO FOI UTILIZADO PARA ELENCAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E LACUNAS QUE FORAM IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS ONDE ELAS PUDERAM TRABALHAR AS DÚVIDAS NAS AULAS POSTERIORES. VALE DESTACAR QUE ESTA AÇÃO, DE REPENSAR A AVALIAÇÃO, PARTIU DA REFLEXÃO DAS DOCENTES EM PROPOR FORMAS ALTERNATIVAS ÀS PROVAS E AOS TESTES DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM QUARENTA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO DE SÃO MIGUEL PAULISTA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.