O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA FORMA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZANDO UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ESTA DISCIPLINA POSSUI CARÁTER MULTIDISCIPLINAR PERPASSANDO PELAS ÁREAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA E POR ESTA RAZÃO É MINISTRADA SEMPRE EM DUPLA DOCÊNCIA. O ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA NECESSIDADE PRINCIPALMENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, PORÉM NÃO SE PODE DESCONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DE O DOCENTE RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, POIS AMBAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA PROPORCIONAR O APRENDIZADO DO ALUNO. DESTA FORMA, APÓS O CONTEÚDO TEÓRICO SER DESENVOLVIDO DURANTE AS AULAS, AS DOCENTES PROPUSERAM UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS COM A TEMÁTICA “A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES”. AO FINAL DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, QUE SINTETIZAVAM O CONTEÚDO ESTUDADO NO BIMESTRE, OS ALUNOS ELABORARAM UM RELATÓRIO CIENTÍFICO QUE FOI UTILIZADO COM UM DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. OUTRO PONTO IMPORTANTE, É QUE ESTE DOCUMENTO FOI UTILIZADO PARA ELENCAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E LACUNAS QUE FORAM IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS ONDE ELAS PUDERAM TRABALHAR AS DÚVIDAS NAS AULAS POSTERIORES. VALE DESTACAR QUE ESTA AÇÃO, DE REPENSAR A AVALIAÇÃO, PARTIU DA REFLEXÃO DAS DOCENTES EM PROPOR FORMAS ALTERNATIVAS ÀS PROVAS E AOS TESTES DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM QUARENTA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO DE SÃO MIGUEL PAULISTA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO.