CONHECENDO A DIFICULDADE EXISTENTE TANTO PARA O PROFESSOR MINISTRAR A AULA QUANTO PARA OS ESTUDANTES CONSEGUIREM INTERNALIZAR OS CONTEÚDOS QUE LHES SÃO APRESENTADOS, OS JOGOS DIDÁTICOS VÊM FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NAS DIFERENTES ÁREAS DA BIOLOGIA, EM ESPECIAL A MORFOLOGIA E FISIOLOGIA, ELES SE APRESENTAM COMO UMA FERRAMENTA MUITO EXITOSA, POIS, PROMOVEM, DE FORMA LÚDICA UM MAIOR INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DOS ESTUDANTES. DESSA FORMA, A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS É UMA ALTERNATIVA MUITO EFICAZ, POIS, ESTES PODEM CONTRIBUIR PARA AS AULAS PREENCHENDO AS LACUNAS POSSIVELMENTE DEIXADAS NO PROCESSO TRANSMISSÃO-RECEPÇÃO, FAZENDO OS ESTUDANTES CONSTRUÍREM UM CONHECIMENTO MAIS “COMPLETO”. SABE-SE QUE A PRINCIPAL CAUSA DO DESINTERESSE DOS ALUNOS É A FALTA DE MOTIVAÇÃO, OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM TRAZER DE VOLTA ALGO QUE MOTIVE ESSES ESTUDANTES QUE NÃO MOSTRAM MAIS INTERESSE PELO CONHECIMENTO. FAZENDO-OS SE TORNAREM MAIS PARTICIPATIVOS ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES LÚDICAS. MOSTRANDO A ELES QUE AS AULAS NÃO PRECISAM SER MONÓTONAS, E QUE PODEM APRENDER SE DIVERTINDO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FINALIDADE PROPOR UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DE REVISÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO, POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA, BEM COMO TESTÁ-LA COM OS ALUNOS DE BIOLOGIA.