A BOTÂNICA É UM DOS PRINCIPAIS CONTEÚDOS ABORDADOS NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. ENTRETANTO, É SABIDO QUE NA MAIORIA DAS VEZES O CONTEÚDO É PASSADO DE FORMA TRADICIONAL, TORNANDO AS AULAS MONÓTONAS, DESCRITIVAS E CANSATIVAS. BASEADO NISSO, O ESTUDO DO REINO PLANTAE É VISTO PELOS ALUNOS COMO CHATO, DESINTERESSANTE E ATÉ SEM UTILIDADE. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PODE GERAR UM INTERESSE POR PARTE DOS DISCENTES, POIS É ATRAVÉS DELAS QUE AS AULAS COMEÇAM A FICAR INTERESSANTE. DESSA FORMA, TORNA-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DO METODOLOGIAS AUXILIARES PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDER MELHOR O TEMA. A PARTIR DESSA CONTEXTUALIZAÇÃO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR A BOTÂNICA DE FORMA PRÁTICA, UTILIZANDO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES. NESSE CONTEXTO, RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TRABALHARAM JUNTAMENTE COM A PROFESSORA EFETIVA (PRECEPTORA) DESDE O INÍCIO DO ANO CORRENTE COM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE PATOS-PB. OS RESULTADOS MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO. FOI VISÍVEL A PARTICIPAÇÃO E A CURIOSIDADE DE TODA A TURMA.