O PRESENTE ESTUDO TRAZ UM RECORTE DOS RESULTADOS DA PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PELO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, INTITULADO: APROXIMAÇÕES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO – A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. NO ÂMBITO DAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, É TRATADA NESTA PESQUISA A ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESDE SUAS CONCEPÇÕES ATÉ SUAS IMPLICAÇÕES. PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SÃO DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. CONTUDO, DEPREENDEMOS A IMPORTANTE DO CONTATO DIRETO E DE VALOR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMPROMETIDA COM UM FAZER MATEMÁTICA DE SIGNIFICADOS, BEM COMO NO ESTREITAMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.