A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É VISTA COMO UMA BOA ESTRATÉGIA PARA A CRIAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AO DIA A DIA DO ALUNO, COMO FATOR QUE PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM DE UM DETERMINADO CONTEÚDO ESPECÍFICO, FAZENDO COM QUE O ALUNO APRENDA-O E O COLOQUE EM PRÁTICA NO SEU DIA A DIA. ASSIM, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. FORAM REALIZADAS AULAS EXPERIMENTAIS SOBRE O CONTEÚDO EM UMA TURMA DO 2° ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFPB , CAMPUS CAMPINA GRANDE , UTILIZANDO-SE DIVERSOS MATERIAIS, A SABER: COPOS DE VIDRO, ÁGUA, COMPRIMIDO EFERVESCENTE, CLORO, ÁGUA SANITÁRIA, PANELA DE PRESSÃO, FOGÃO A GÁS, REFRIGERADOR, ETC. AO FINAL, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO VISANDO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. OBSERVOU-SE QUE A EXPERIMENTAÇÃO É UMA FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM PERMITINDO AO ALUNO A PARTICIPAÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO PARA DESPERTAR O INTERESSE PELA INVESTIGAÇÃO, PESQUISA, POSSIBILITANDO OBTER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.