A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EA PODE SER INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES SUSTENTÁVEIS ATRAVÉS DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA. TENDO EM VISTA A APROXIMAÇÃO DA EA COM OS PENSAMENTOS E A METODOLOGIA FREIREANA E A EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS EDUCATIVOS COMPROMETIDOS COM O SEU PENSAMENTO, TAIS COMO AS CÁTEDRAS PAULO FREIRE, ELENCAMOS COMO OBJETIVO: ANALISAR, NA CONCEPÇÃO DOS DIRIGENTES RESPONSÁVEIS PELAS REFERIDAS CÁTEDRAS QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS COM A EA. A METODOLOGIA CONSISTIU NO USO DA ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS E NO USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS MESMOS. A PARTIR DA FALA DAS DIRIGENTES, INFERIMOS QUE AS IDEIAS DO AUTOR SE RELACIONAM COM O QUE É DEFENDIDO ATRAVÉS DA EA, QUE BUSCAM A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES BASEADAS NUMA LEITURA CRÍTICA DO CONTEXTO NO QUAL OS SERES HUMANOS ESTÃO INSERIDOS A FIM DE EMANCIPÁ-LOS.