SENDO CONSIDERADA A MAIS RICA SAVANA NO MUNDO, O CERRADO TAMBÉM É UM DOS BIOMAS MAIS AMEAÇADOS DO BRASIL. CONTRADITORIAMENTE, NOTA-SE QUE MAIOR PARTE DAS AÇÕES PROPOSTAS PARA ESSE BIOMA GERA BENEFÍCIOS SOMENTE NA QUESTÃO TÉCNICA DA CONSERVAÇÃO, NÃO CONTEMPLANDO NENHUMA REFERÊNCIA AOS SEGMENTOS EDUCATIVOS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUESTIONA SE HÁ NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR. CONSTATOU-SE QUE É PRECISO INSTAURAR PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SENSIBILIZEM OS ATORES SOCIAIS INSERIDOS AO CERRADO QUANTO AO BIOMA E TODA SUA COMPOSIÇÃO. E É NESTE CENÁRIO QUE SE DESTACA O MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA), QUE É UMA ESTRATÉGIA QUE PERMITE UM APRENDIZADO BASEADO EM TEMAS GERADORES, LIGADOS A METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM O APRIMORAMENTO DA AÇÃO DOCENTE EM SUA PRÁTICA DIDÁTICA. PORÉM, SE TRATANDO DO CERRADO COMO EIXO NORTEADOR, A DINÂMICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA POUCO ACONTECE E QUANDO OCORRE, NA MAIORIA DAS VEZES, É BASEADA NO MODELO DA RACIONALIDADE TÉCNICA, SE TRANSFORMANDO EM FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E FRAGMENTADA. A PARTIR DE TODA DISCUSSÃO DESENVOLVIDA NESTE TRABALHO, HÁ INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE EXISTE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE OS PROFESSORES CONSIGAM TRABALHAR PROPOSTAS COM ENFOQUE CTSA USANDO O BIOMA CERRADO COMO EIXO NORTEADOR.