O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS TEM SIDO VISTO COMO UM DOS CAUSADORES DE DIFICULDADES PELOS ESTUDANTES QUANDO A QUESTÃO É ASSIMILAR O CONTEÚDO COM O COTIDIANO. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO OBJETIVA PROPORCIONAR O ESTUDO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, QUE FIZESSEM LIGAÇÃO COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ESTA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO ESTUDO DE CASO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. O PÚBLICO ALVO FORAM 32 ALUNOS, QUE ESTAVAM INSERIDOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CALDAS BRANDÃO/PB. A COLETA DE DADOS REALIZOU-SE A PARTIR DE DOIS EXPERIMENTOS CONHECIDOS COMO: “ASCENDENDO FOGO COM AMIDO DE MILHO” E “BALÃO DE HIDROGÊNIO”, REALIZOU-SE TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 3 QUESTÕES, NAS QUAIS DUAS ERAM OBJETIVAS E 1 ERA SUBJETIVA, ESSAS QUESTÕES ESTAVAM RELACIONADAS AO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE OS EXPERIMENTOS QUE FORAM REALIZADOS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM SATISFATÓRIOS, LEVANDO ASSIM, A CONCLUSÃO QUE A EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO QUE FOI TRABALHADO.