NO ENSINO MÉDIO, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) ESTABELECEM QUE O ENSINO DE QUÍMICA E CONSEQUENTEMENTE SEU APRENDIZADO DEVE POSSIBILITAR AO ESTUDANTE A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS QUÍMICOS E TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. APESAR DESSA ARTICULAÇÃO DEFINIDA NOS PCNS NÃO É DESCONHECIDO QUE O ENSINO DE QUÍMICA É UM DENTRE OS QUE MAIS RECEBEM CRÍTICAS INSATISFAÇÕES DOS ESTUDANTES, ISSO DEVIDO AO FATO DE NÃO TEREM A CAPACIDADE DE ASSOCIAR A SUA IMPORTÂNCIA PARA VIDA COTIDIANA. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR A AFINIDADE, IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES QUE OS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB APRESENTAM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, TOTALIZANDO 61 PARTICIPANTES. A PESQUISA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR TRÊS QUESTÕES. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES (45%) RELATARAM NÃO GOSTAR DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, MAS SABEM A IMPORTÂNCIA DE ESTUDÁ-LA E TAMBÉM APONTARAM QUE AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA DISCIPLINA ESTÃO RELACIONADAS COM OS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM CÁLCULOS E FÓRMULAS MATEMÁTICAS. ASSIM, ESSE TRABALHO VISOU CONTRIBUIR PARA DIVULGAÇÃO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO DE QUÍMICA POR PARTE DOS ESTUDANTES E TRAZER UMA REFLEXÃO PARA OS PROFESSORES, PARA QUE POSSAM CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA PARA MELHORIA DO ENSINO, BUSCANDO METODOLOGIAS QUE POSSAM TORNAR OS ESTUDANTES MAIS INTERESSADOS.