A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NÃO SE RESUME MAIS ÀS ABSTRAÇÕES E AOS EXPERIMENTOS ÍMPROBOS REALIZADOS EM LABORATÓRIOS CIENTÍFICOS, ISTO É, O ALUNO, EM SEU COTIDIANO, TEM UM CRESCENTE CONTATO COM EQUIPAMENTOS QUE CARREGAM ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA BOA COMPREENSÃO DO SABER QUE COMPÕE ESTA ÁREA DA FÍSICA. APESAR DISSO, A LITERATURA AINDA APRESENTA MUITOS RELATOS DE PROFESSORES QUE ENCONTRAM DIFICULDADES DE PROMOVER ESSE SABER EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR A APRESENTAÇÃO DO SABER ‘EFEITO FOTOELÉTRICO’ EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO ESCOLHERAM-SE TRÊS LIVROS DE FÍSICA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E SUBMETIDOS AO CONJUNTO DE MÉTODOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE BARDIN. EM PARTE DAS OBRAS ANALISADAS, OBSERVARAM-SE QUE A ABORDAGEM DO SABER EFEITO FOTOELÉTRICO CARECE DE UMA PERSPECTIVA QUE O COADUNE COM A REALIDADE VIVENCIADA PELO ALUNO.