Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DO REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO PIBID

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PIBID, MATEMÁTICA, , REFORÇO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO REALIZADO NA E.M.E.I.E.F CRISPIM COÊLHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS/PB, PELOS ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS. A PRIMEIRA ETAPA DO ESTUDO COMPREENDE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ENTRADA, SENDO DUAS PROVAS COMPOSTAS POR 10 QUESTÕES OBJETIVAS, QUE TEVE COMO OBJETIVO O DIAGNÓSTICO E A COLETA DE DADOS ACERCA DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DOS CICLOS III E IV, MODALIDADE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS. DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OS PONTOS MAIS URGENTES NO QUE SE REFERE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA CAMPO. DESTARTE, TORNA-SE VIÁVEL A AÇÃO DE UM REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA, INCLUINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. 22 ALUNOS PARTICIPARAM DA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA. DAS SEIS QUESTÕES SOBRE O TÓPICO ‘NÚMEROS’, HOUVE 37 ACERTOS; DAS QUATRO QUESTÕES ACERCA DO TÓPICO ‘GEOMETRIA’, HOUVE 11 ACERTOS; DAS DUAS QUESTÕES QUE VERSAVAM SOBRE “GRANDEZAS E MEDIDAS, HOUVE 16 ACERTOS; DAS TRÊS QUESTÕES QUE TRATAVAM SOBRE ‘ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE’, HOUVE 20 ACERTOS E DAS CINCO QUESTÕES SOBRE ‘ÁLGEBRA’, HOUVE 35 ACERTOS. DESSE MODO, DESTACAMOS QUE A UNIDADE TEMÁTICA ‘GRANDEZAS E MEDIDAS’ FOI A DE MAIOR DESEMPENHO E O TÓPICO ‘GEOMETRIA’ APRESENTOU MAIOR DÉFICIT.

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