ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA, NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE BIOLOGIA VEGETAL. A PESQUISA APRESENTOU ABORDAGEM QUALI/QUANTITATIVA, SENDO DO TIPO DOCUMENTAL E DESCRITIVA, NA QUAL FORAM SELECIONADOS E ANALISADOS QUATRO LD DE BIOLOGIA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. OS MANUAIS FORAM PROVENIENTES DE ESCOLAS ESTADUAIS, NOS QUAIS FORAM ANALISADOS OS CAPÍTULOS REFERENTES AOS CONTEÚDOS BOTÂNICOS, LEVANTANDO A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS E SUA DISTRIBUIÇÃO, OCORRÊNCIA DE RECURSOS VISUAIS, PROPOSTAS DE ATIVIDADES E LEITURAS COMPLEMENTARES. OS LD APRESENTAM DIFERENTES NÍVEIS DE ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS, SENDO O LD2 MAIS ABRANGENTE NO QUE DIZ RESPEITO A CONTEÚDOS GERAIS SOBRE AS PLANTAS. A MAIORIA DOS MANUAIS APRESENTAM DISTRIBUIÇÃO SEMELHANTE DOS CONTEÚDOS, OS QUAIS SÃO PROPOSTOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A EVOLUÇÃO FILOGENÉTICA. NAS ABORDAGENS RECEBE DESTAQUE O GRUPO DAS ANGIOSPERMAS, O QUAL APRESENTA O MAIOR APORTE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS NA MAIORIA DOS LD. DIFERENTES PROPOSTAS DE ATIVIDADE FORAM LEVANTADAS, ENTRETANTO RECEBE DESTAQUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO TIPO EXPERIMENTAL QUE FORAM SUGERIDAS EM TODOS OS LD. FORAM TAMBÉM PROPOSTAS VÁRIAS LEITURAS COMPLEMENTARES QUE FIZERAM RELAÇÃO DAS PLANTAS EM DIFERENTES CONTEXTOS, SOBRETUDO ABORDANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS. TAIS ATRIBUTOS ANALISADOS SÃO IMPORTANTES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SENDO SUA ANÁLISE UM IMPORTANTE RECURSO PARA OS PROFESSORES NO PROCESSO DE SELEÇÃO DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS.