Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO DE MODELOS ESTRUTURAIS TRELIÇADOS COMO PRÁTICA NO APRENDIZADO EM MECÂNICA GERAL

Palavra-chaves: PONTES, TRELIÇAS, FERRAMENTA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NO ANSEIO POR SE DEPURAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS, ESTA PESQUISA PARTE DA PREMISSA QUE, NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM ESPECIAL MECÂNICA GERAL, OS ALUNOS SE DEPARAM COM A NECESSIDADE DE PROJETAR DIVERSOS COMPONENTES OU SISTEMAS MECÂNICOS, SAINDO DAS FIGURAS REPRESENTATIVAS E ESTÁTICAS DOS LIVROS, SOBRE A QUAL ELES CALCULAM MOMENTOS FLETORES E ESFORÇOS CORTANTES, PARA ALGO MAIS CONCRETO EM QUE ELES POSSAM “VISLUMBRAR” OS ESFORÇOS ALI CALCULADOS, COMPREENDENDO SEUS SIGNIFICADOS, EM ASSOCIAÇÃO AOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS ADQUIRIDOS NESSAS DISCIPLINAS. NA PRESENTE PESQUISA, FOI SUGERIDA AOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL A CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS REDUZIDOS, DO TIPO SISTEMAS MECÂNICOS TRELIÇADOS, UTILIZANDO-SE DOS MATERIAIS COM BAIXO CUSTO, DO TIPO PALITO DE PICOLÉ, PARA QUE, A PARTIR DE UMA CARGA CONCENTRADA, FOSSE POSSÍVEL CALCULAR OS ESFORÇOS INTERNOS NOS ELEMENTOS TRELIÇADOS, IDENTIFICAR ELEMENTOS EM COMPRESSÃO OU TRAÇÃO, BEM COMO ESBOÇAR OS DIAGRAMAS DE ESFORÇO CORTANTE E MOMENTO FLETOR. TODOS OS MODELOS APRESENTADOS EM SALA AULA FORAM INICIALMENTE PENSADOS A PARTIR DO “MOLA STRUCTURAL KIT”, CALCULADOS MANUALMENTE E COM O USO DO SOFTWARE FTOOL, PARA DEPOIS SEREM APLICADOS AOS MODELOS COM USO DE PALITOS. AO FINAL DAS APRESENTAÇÕES, UTILIZANDO-SE DOS CRITÉRIOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, COMO BELEZA ESTRUTURAL, DETERMINAÇÃO DO ESFORÇO CORTANTE, MOMENTO FLETOR E OS SEUS RESPECTIVOS DIAGRAMAS, OS TRABALHOS FORAM AVALIADOS. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DOS MODELOS QUALITATIVOS EVIDENCIOU O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS RELACIONADOS À DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL DE FORMA MAIS MOTIVANTE, A EXEMPLO DO USO DE TRELIÇAS COM PALITOS DE PICOLE, ASSOCIADO À METODOLOGIA CENTRADA NA EXPERIMENTAÇÃO CONCRETA E VISUAL, E TORNOU OS ALUNOS MAIS PARTICIPATIVOS E CRIATIVOS.

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