O BIOMA CAATINGA POR MUITO TEMPO PERMANECEU COMO SINÔNIMO DE POBREZA EM DIVERSIDADE PARA OS PESQUISADORES, ESTA INFORMAÇÃO COM O PASSAR DO TEMPO FOI SE MOSTRANDO ERRÔNEA, POIS O BIOMA É RICO EM DIVERSIDADE E ABUNDANTE EM ESPÉCIES ENDÊMICAS, PORÉM CONTINUA COMO UM DOS BIOMAS MENOS CONHECIDOS DA AMÉRICA DO SUL NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BIODIVERSIDADE. A CAATINGA ABRIGA GRANDE PARTE DO PATRIMÔNIO BIOLÓGICO BRASILEIRO, PORÉM DEVIDO A ALTERAÇÕES REALIZADAS DE FORMA INCORRETA AO LONGO DOS ANOS; SE ENCONTRA BASTANTE DEGRADADA, FATO PREOCUPANTE, POIS ALÉM DAS VÁRIAS ESPÉCIES ENDÊMICAS DO BIOMA EXISTEM ÁREAS GEOGRÁFICAS QUE AINDA NÃO FORAM EXPLORADAS. DIANTE DO EXPOSTO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR O CONHECIMENTO DE ALUNOS DAS TRÊS SERIES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA NO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE A CAATINGA EM GERAL E SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA, VISANDO ENTENDER QUAL O CONHECIMENTO DOS ALUNOS E COMO A ESCOLA ESTÁ INSTRUINDO SEUS ALUNOS ACERCA DO ASSUNTO DA CAATINGA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS E FOI PERCEBIDO DEPOIS DA ANÁLISE DO RESULTADO DOS QUESTIONÁRIOS QUE MESMO COM O ASSUNTO SENDO MINISTRADO PELO PROFESSOR ANTERIORMENTE À APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS; OS ALUNOS ESTÃO COM UM CONHECIMENTO INSATISFATÓRIO SOBRE O TEMA. ESTE FATO É PREOCUPANTE, VISTO QUE, PARA CONSERVAÇÃO DE UMA ÁREA É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS CIDADÃOS NA SOCIEDADE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES ECOLOGICAMENTE PARA QUE SE POSSA TER UM FUTURO MELHOR PARA O BIOMA CAATINGA.