CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56678 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1118 "titulo" => "CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA" "resumo" => "O BIOMA CAATINGA POR MUITO TEMPO PERMANECEU COMO SINÔNIMO DE POBREZA EM DIVERSIDADE PARA OS PESQUISADORES, ESTA INFORMAÇÃO COM O PASSAR DO TEMPO FOI SE MOSTRANDO ERRÔNEA, POIS O BIOMA É RICO EM DIVERSIDADE E ABUNDANTE EM ESPÉCIES ENDÊMICAS, PORÉM CONTINUA COMO UM DOS BIOMAS MENOS CONHECIDOS DA AMÉRICA DO SUL NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BIODIVERSIDADE. A CAATINGA ABRIGA GRANDE PARTE DO PATRIMÔNIO BIOLÓGICO BRASILEIRO, PORÉM DEVIDO A ALTERAÇÕES REALIZADAS DE FORMA INCORRETA AO LONGO DOS ANOS; SE ENCONTRA BASTANTE DEGRADADA, FATO PREOCUPANTE, POIS ALÉM DAS VÁRIAS ESPÉCIES ENDÊMICAS DO BIOMA EXISTEM ÁREAS GEOGRÁFICAS QUE AINDA NÃO FORAM EXPLORADAS. DIANTE DO EXPOSTO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR O CONHECIMENTO DE ALUNOS DAS TRÊS SERIES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA NO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE A CAATINGA EM GERAL E SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA, VISANDO ENTENDER QUAL O CONHECIMENTO DOS ALUNOS E COMO A ESCOLA ESTÁ INSTRUINDO SEUS ALUNOS ACERCA DO ASSUNTO DA CAATINGA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS E FOI PERCEBIDO DEPOIS DA ANÁLISE DO RESULTADO DOS QUESTIONÁRIOS QUE MESMO COM O ASSUNTO SENDO MINISTRADO PELO PROFESSOR ANTERIORMENTE À APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS; OS ALUNOS ESTÃO COM UM CONHECIMENTO INSATISFATÓRIO SOBRE O TEMA. ESTE FATO É PREOCUPANTE, VISTO QUE, PARA CONSERVAÇÃO DE UMA ÁREA É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS CIDADÃOS NA SOCIEDADE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES ECOLOGICAMENTE PARA QUE SE POSSA TER UM FUTURO MELHOR PARA O BIOMA CAATINGA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA, MAMÍFEROS DA CAATINGA, CONSERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1118_01072019205541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL NÓBREGA DE ALMEIDA MARINHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL MARINHO" "autor_email" => "gbrielmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PATOS PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56678 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1118 "titulo" => "CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA" "resumo" => "O BIOMA CAATINGA POR MUITO TEMPO PERMANECEU COMO SINÔNIMO DE POBREZA EM DIVERSIDADE PARA OS PESQUISADORES, ESTA INFORMAÇÃO COM O PASSAR DO TEMPO FOI SE MOSTRANDO ERRÔNEA, POIS O BIOMA É RICO EM DIVERSIDADE E ABUNDANTE EM ESPÉCIES ENDÊMICAS, PORÉM CONTINUA COMO UM DOS BIOMAS MENOS CONHECIDOS DA AMÉRICA DO SUL NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BIODIVERSIDADE. A CAATINGA ABRIGA GRANDE PARTE DO PATRIMÔNIO BIOLÓGICO BRASILEIRO, PORÉM DEVIDO A ALTERAÇÕES REALIZADAS DE FORMA INCORRETA AO LONGO DOS ANOS; SE ENCONTRA BASTANTE DEGRADADA, FATO PREOCUPANTE, POIS ALÉM DAS VÁRIAS ESPÉCIES ENDÊMICAS DO BIOMA EXISTEM ÁREAS GEOGRÁFICAS QUE AINDA NÃO FORAM EXPLORADAS. DIANTE DO EXPOSTO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR O CONHECIMENTO DE ALUNOS DAS TRÊS SERIES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA NO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE A CAATINGA EM GERAL E SOBRE A MASTOFAUNA DA CAATINGA, VISANDO ENTENDER QUAL O CONHECIMENTO DOS ALUNOS E COMO A ESCOLA ESTÁ INSTRUINDO SEUS ALUNOS ACERCA DO ASSUNTO DA CAATINGA. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS E FOI PERCEBIDO DEPOIS DA ANÁLISE DO RESULTADO DOS QUESTIONÁRIOS QUE MESMO COM O ASSUNTO SENDO MINISTRADO PELO PROFESSOR ANTERIORMENTE À APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS; OS ALUNOS ESTÃO COM UM CONHECIMENTO INSATISFATÓRIO SOBRE O TEMA. ESTE FATO É PREOCUPANTE, VISTO QUE, PARA CONSERVAÇÃO DE UMA ÁREA É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS CIDADÃOS NA SOCIEDADE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES ECOLOGICAMENTE PARA QUE SE POSSA TER UM FUTURO MELHOR PARA O BIOMA CAATINGA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA, MAMÍFEROS DA CAATINGA, CONSERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1118_01072019205541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL NÓBREGA DE ALMEIDA MARINHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL MARINHO" "autor_email" => "gbrielmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PATOS PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }