A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA TEM SIDO APLICADA EM MUITAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, POIS CONSTITUI UM RECURSO PEDAGÓGICO IMPORTANTE QUE PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DECORRENTES DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, COM O INTUITO DE DINAMIZAR AS AULAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA POR SABER QUE OS ALUNOS ENFRENTAM UMA GRANDE DIFICULDADE NA COMPREENSÃO DESSA MATÉRIA, EM VIRTUDE DO MODO TRADICIONAL DE ENSINO, COMO DECORAR FÓRMULAS E RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS. LOGO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É UTILIZAR A METODOLOGIA EXPERIMENTAL DA QUÍMICA PARA VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO DE DENSIDADE. SENDO ASSIM, A METODOLOGIA EXPERIMENTAL DESSA ATIVIDADE CONTOU COM O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO QUE SÃO ENCONTRADOS NO DIA A DIA DOS ALUNOS. O CAMPO DE ESTUDO DESSE TRABALHO FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ – PB, E OS SUJEITOS FORAM 28 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A PARTIR DA AULA COM PREDOMINÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL DEMONSTROU UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS QUANTO AO ASSUNTO ABORDADO.