EM PLENO SÉCULO XXI, NOS DEPARAMOS COM UMA CONFIGURAÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ANTAGÔNICA AO QUE TÍNHAMOS EM SÉCULOS PASSADOS, QUE TINHA COMO REPRESENTANTE A PEDAGOGIA TRADICIONAL, E É NESSA ESFERA QUE CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE MEIOS EDUCACIONAIS QUE FACILITEM O CRESCIMENTO DOS JOVENS A PARTIR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM TRABALHOS EM GRUPO, PESQUISAS, JOGOS E EXPERIÊNCIAS QUE TRAGAM O “APRENDER POR MOTIVAÇÃO E NÃO POR OBRIGAÇÃO”. PARA TANTO, ESTE ARTIGO VISA ANALISAR A INFLUÊNCIA DO ENSINO INTERDISCIPLINAR COM UMA AMBIENTAÇÃO ESCOLAR BASEADO NA AMPLA INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS APRENDIZES E A PROPOSTA DE ENSINO. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE UMA DINÂMICA COM O JOGO “MT: CÓDIGO SECRETO” QUE FOI APLICADO EM UMA SALA DE AULA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APRESENTAVA COMO FINALIDADE PRINCIPAL A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS REFERENTE AO CONTEÚDO DE MATRIZES E APÓS A EXECUÇÃO DESTA ATIVIDADE FORAM ANALISADOS RELATOS ESCRITOS PELOS SUJEITOS PARTICIPANTES. ATRAVÉS DA BUSCA E APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE INTERLIGASSE CONTEÚDOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E A REALIDADE CIRCUNDANTE, AMPLIOU-SE O CAMPO DE SABERES OFERECENDO AOS DISCENTES EMBASAMENTOS PARA (RE)SIGNIFICAÇÕES DE SEUS CONHECIMENTOS, ALÉM DE POTENCIALIZAR SEU AGIR ENQUANTO SUJEITO ATIVO E ANALÍTICO NÃO SÓ NO MEIO ESCOLAR COMO TAMBÉM SOCIAL. PORTANTO, PODE-SE CONSTATAR O QUÃO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ESTÁ RELACIONADA A ATIVIDADES BASEADAS NA INTEGRAÇÃO SOCIAL, ONDE O CONHECIMENTO SERÁ FORMULADO EM CONJUNTO, E, NESSE MESMO ESPAÇO, SERÁ COMPARTILHADO, AFIRMANDO A IDEIA DE QUE ATIVIDADES MONÓTONAS E REPETITIVAS POUCO CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER.