O PENSAMENTO CRÍTICO É UMA ATRIBUIÇÃO QUE ESTÁ SENDO REQUERIDA DOS ESTUDANTES EM SUA VIDA PROFISSIONAL. CONTUDO, AINDA HÁ MUITO A SER FEITO, UMA VEZ QUE NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO CLARA DESSA COMPETÊNCIA, E TAMBÉM NOVAS METODOLOGIAS PRECISAM SER EMPREGADAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. ESTE ARTIGO ANALISA A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA APLICABILIDADE DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO SUPERIOR QUE BUSQUE O DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO ESTUDANTE. ELA REFLETE DIFERENTES TEMAS E PROBLEMAS DE NOSSO TEMPO E PODE SER UTILIZADA PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE EM DISCIPLINAS QUE NÃO ESTÃO TRADICIONALMENTE ASSOCIADAS ÀS ARTES. DESSA MANEIRA, OS PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO FORAM: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E OS BENEFÍCIOS AO RELACIONÁ-LA À CRIATIVIDADE. AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS ESTÃO NORTEADAS PELOS AUTORES: DELALÍBERA (2017), OLIVEIRA (2016), CASTRO (2015), PAIVA (2015), VENÄLÄINEN (2012) ENTRE OUTROS. DESTACA-SE QUE AS REFLEXÕES NESSE ESTUDO CONSIDERAM NECESSÁRIA A ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS ACADÊMICOS, COMO FORMA DE POSSIBILITAR UMA FUNDAMENTAL PERCEPÇÃO AOS ESTUDANTES COMO CIDADÃOS CRÍTICOS, REFLEXIVOS E ATUANTES NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE.