Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS.

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO, TEMAS EM GEOCIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR OS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO FERRAMENTA AVALIATIVA ENVOLVENDO TEMAS DE GEOCIÊNCIAS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM 46 ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PRIVADA DE NATAL, RN. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS POR MEIO DAS SEGUINTES ETAPAS: I) APROFUNDAMENTO TEMÁTICO, II) AMBIENTAÇÃO COM OS MC, III) FAMILIARIZAÇÃO COM OS MC, E, IV) ELABORAÇÃO DOS MC. OS MAPAS CONSTRUÍDOS FORAM AVALIADOS QUANTO AO TIPO MORFOLÓGICO (RADIAL, LINEAR E EM REDE), UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO DE KINCHIN E HAY (2000). PARTINDO DOS RESULTADOS OBSERVADOS NESSE ESTUDO, VERIFICOU-SE UMA GRANDE OCORRÊNCIA DE MAPAS COM ESTRUTURA EM REDE, TANTO PARA O CONTEÚDO “PROPRIEDADES DO AR” (52%) COMO PARA O CONTEÚDO “CAMADAS DA ATMOSFERA” (63%), O QUE EVIDENCIA QUE OS ESTUDANTES APRENDERAM DE FORMA SIGNIFICATIVA OS TEMAS ABORDADOS. DIANTE DESTE CONTEXTO, CONSTATAMOS QUE O USO DE MC CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E DA CAPACIDADE DOS ESTUDANTES EM ORGANIZAR, RELACIONAR E REPRESENTAR O CONHECIMENTO QUE FOI CONSTRUÍDO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM, PODENDO ASSIM, SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E AVALIAÇÃO.

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