Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS E DE POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS

Palavra-chaves: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUESTÕES NORTEADORAS Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56464
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS E DE POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS"
    "resumo" => "NESTE ESTUDO FORAM ANALISADAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES NORTEADORAS, COM O OBJETIVO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES DESTAS QUESTÕES NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O ESTUDO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E ENVOLVEU TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS: 1) ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2) DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 3) ANÁLISES DOS DADOS. NA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OPTOU-SE POR UMA QSC RELATIVA À TEMÁTICA POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEVE DURAÇÃO DE DUAS AULAS DE 50 MINUTOS CADA E CONTEMPLOU TRÊS MOMENTOS: DISCUSSÃO SOBRE O QUE É UM CASO E O QUE É UMA QSC (PRIMEIRO MOMENTO); LEITURA E PROPOSIÇÃO DE CAUSAS E SOLUÇÕES PARA UM CASO ENVOLVENDO A RESPECTIVA QSC (SEGUNDO MOMENTO); DISPONIBILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM SEIS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE O CASO PARA OS ALUNOS RESPONDEREM INDIVIDUALMENTE. A PARTIR DAS ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, ALGUMAS POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS NO CASO ENVOLVENDO UMA QSC SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, FORAM IDENTIFICADAS, COMO, POR EXEMPLO, MOBILIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOBRE O CASO, DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS SOBRE O CASO RESPONSÁVEIS, E ENTENDIMENTO DE IMPLICAÇÕES E DE INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE. CONTUDO, A COMPREENSÃO DE TEORIAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS E DE INVESTIGAÇÃO TÉCNICAS E TECNOLOGIAS RELACIONADAS À QSC, NÃO FOI IDENTIFICADA. PORTANTO, DESTACAMOS A INSERÇÃO DESTE ASPECTO COMO JUSTIFICATIVA PARA REFORMULAÇÃO DAS QUESTÕES NORTEADORAS ANALISADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUESTÕES NORTEADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2112_01072019203814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SANTANA"
    "autor_email" => "janainasantana-356@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56464
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 2112
    "titulo" => "ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS E DE POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS"
    "resumo" => "NESTE ESTUDO FORAM ANALISADAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES NORTEADORAS, COM O OBJETIVO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES DESTAS QUESTÕES NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O ESTUDO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E ENVOLVEU TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS: 1) ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2) DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 3) ANÁLISES DOS DADOS. NA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OPTOU-SE POR UMA QSC RELATIVA À TEMÁTICA POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEVE DURAÇÃO DE DUAS AULAS DE 50 MINUTOS CADA E CONTEMPLOU TRÊS MOMENTOS: DISCUSSÃO SOBRE O QUE É UM CASO E O QUE É UMA QSC (PRIMEIRO MOMENTO); LEITURA E PROPOSIÇÃO DE CAUSAS E SOLUÇÕES PARA UM CASO ENVOLVENDO A RESPECTIVA QSC (SEGUNDO MOMENTO); DISPONIBILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM SEIS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE O CASO PARA OS ALUNOS RESPONDEREM INDIVIDUALMENTE. A PARTIR DAS ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, ALGUMAS POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS NO CASO ENVOLVENDO UMA QSC SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, FORAM IDENTIFICADAS, COMO, POR EXEMPLO, MOBILIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOBRE O CASO, DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS SOBRE O CASO RESPONSÁVEIS, E ENTENDIMENTO DE IMPLICAÇÕES E DE INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE. CONTUDO, A COMPREENSÃO DE TEORIAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS E DE INVESTIGAÇÃO TÉCNICAS E TECNOLOGIAS RELACIONADAS À QSC, NÃO FOI IDENTIFICADA. PORTANTO, DESTACAMOS A INSERÇÃO DESTE ASPECTO COMO JUSTIFICATIVA PARA REFORMULAÇÃO DAS QUESTÕES NORTEADORAS ANALISADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUESTÕES NORTEADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2112_01072019203814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SANTANA"
    "autor_email" => "janainasantana-356@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE ESTUDO FORAM ANALISADAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES NORTEADORAS, COM O OBJETIVO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES DESTAS QUESTÕES NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O ESTUDO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E ENVOLVEU TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS: 1) ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2) DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 3) ANÁLISES DOS DADOS. NA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OPTOU-SE POR UMA QSC RELATIVA À TEMÁTICA POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEVE DURAÇÃO DE DUAS AULAS DE 50 MINUTOS CADA E CONTEMPLOU TRÊS MOMENTOS: DISCUSSÃO SOBRE O QUE É UM CASO E O QUE É UMA QSC (PRIMEIRO MOMENTO); LEITURA E PROPOSIÇÃO DE CAUSAS E SOLUÇÕES PARA UM CASO ENVOLVENDO A RESPECTIVA QSC (SEGUNDO MOMENTO); DISPONIBILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM SEIS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE O CASO PARA OS ALUNOS RESPONDEREM INDIVIDUALMENTE. A PARTIR DAS ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, ALGUMAS POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS NO CASO ENVOLVENDO UMA QSC SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, FORAM IDENTIFICADAS, COMO, POR EXEMPLO, MOBILIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOBRE O CASO, DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS SOBRE O CASO RESPONSÁVEIS, E ENTENDIMENTO DE IMPLICAÇÕES E DE INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE. CONTUDO, A COMPREENSÃO DE TEORIAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS E DE INVESTIGAÇÃO TÉCNICAS E TECNOLOGIAS RELACIONADAS À QSC, NÃO FOI IDENTIFICADA. PORTANTO, DESTACAMOS A INSERÇÃO DESTE ASPECTO COMO JUSTIFICATIVA PARA REFORMULAÇÃO DAS QUESTÕES NORTEADORAS ANALISADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.