NESTE ESTUDO FORAM ANALISADAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SUAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES NORTEADORAS, COM O OBJETIVO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES DESTAS QUESTÕES NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O ESTUDO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E ENVOLVEU TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS: 1) ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2) DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 3) ANÁLISES DOS DADOS. NA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OPTOU-SE POR UMA QSC RELATIVA À TEMÁTICA POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS. O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEVE DURAÇÃO DE DUAS AULAS DE 50 MINUTOS CADA E CONTEMPLOU TRÊS MOMENTOS: DISCUSSÃO SOBRE O QUE É UM CASO E O QUE É UMA QSC (PRIMEIRO MOMENTO); LEITURA E PROPOSIÇÃO DE CAUSAS E SOLUÇÕES PARA UM CASO ENVOLVENDO A RESPECTIVA QSC (SEGUNDO MOMENTO); DISPONIBILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM SEIS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE O CASO PARA OS ALUNOS RESPONDEREM INDIVIDUALMENTE. A PARTIR DAS ANÁLISES DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, ALGUMAS POTENCIALIDADES DAS QUESTÕES NORTEADORAS NA MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS ENVOLVIDOS NO CASO ENVOLVENDO UMA QSC SOBRE POLUIÇÃO POR PLÁSTICOS, FORAM IDENTIFICADAS, COMO, POR EXEMPLO, MOBILIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DIFERENTES COMPLEXIDADES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOBRE O CASO, DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS SOBRE O CASO RESPONSÁVEIS, E ENTENDIMENTO DE IMPLICAÇÕES E DE INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE. CONTUDO, A COMPREENSÃO DE TEORIAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS E DE INVESTIGAÇÃO TÉCNICAS E TECNOLOGIAS RELACIONADAS À QSC, NÃO FOI IDENTIFICADA. PORTANTO, DESTACAMOS A INSERÇÃO DESTE ASPECTO COMO JUSTIFICATIVA PARA REFORMULAÇÃO DAS QUESTÕES NORTEADORAS ANALISADAS.