A GENÉTICA MENDELIANA ENCONTRA-SE PRESENTE NO CURRÍCULO ESCOLAR PARA OS ESTUDANTES DO 9º ANO, BEM COMO NO COTIDIANO, UMA VEZ SABIDO DISTO, SE FAZ NECESSÁRIO A AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE ENVOLVEM ESSA TEMÁTICA. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA PELOS ESTUDANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) DA UFAL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) COM 100 ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACEIÓ/AL. DURANTE A PESQUISA FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO E QUESTIONÁRIO REFERENTE A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ABORDADO, COMPONDO UMA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA, COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS ASPECTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DO MESMO. ATRAVÉS DESSES MÉTODOS, FORAM OBTIDOS DADOS CAPAZES DE DENOTAR DIFICULDADE EM INTERPRETAR E RESOLVER AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A GENÉTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER TAMBÉM A RELAÇÃO DESSES DÉFICITS COM O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTE, POR FIM, BUSCOU-SE A PARTIR DESSAS CONSIDERAÇÕES, CONTRIBUIR PARA A DIMINUIÇÃO DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS EXPOSTOS E A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NESSE MEIO.