O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA ÁREA DE GENÉTICA É UM DOS PROBLEMAS FREQUENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DEVIDO A ABSTRAÇÃO DOS CONCEITOS E PELO POUCO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS A CONTEXTUALIZAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA. ASSIM, O FORTALECIMENTO NA APRENDIZAGEM DE GENÉTICA DOS ALUNOS PODE SER ALCANÇADO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, EM QUE CABE O PROFESSOR, BUSCAR ALTERNATIVAS VIÁVEIS QUE PROPICIEM AOS ALUNOS UM BOM DESEMPENHO NO APRENDIZADO. NESTE SENTIDO, O TRABALHO OBJETIVOU PROPOR A PRODUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA 1ª LEI DE MENDEL. A ATIVIDADE PROPOSTA REALIZADA COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO E MANIPULAÇÃO PARA SIMULAR OS PROCESSOS QUE OCORREM DURANTE A FORMAÇÃO DE GAMETAS (MEIOSE) UM INDIVIDUO (GENÓTIPO) BASEADO NA TEORIA CROMOSSÔMICA DA HERANÇA FOI APLICADA NA TURMA DE 40 ALUNOS BIOLOGIA 2 NO PERÍODO 2018.1. A PRESENTE PESQUISA SE CARACTERIZA DE NATUREZA QUALITATIVA. DO TOTAL DA TURMA, 82,5% DOS ALUNOS RESPONDERAM A QUESTÃO SOBRE O EXPERIMENTO DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL E 87,5% DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TORNOU A AULA DINÂMICA E ATRATIVA, O QUAL QUEBROU A ROTINA DO USO DE DATA SHOW E SLIDE PARA APRENDER OS CONTEÚDOS. PODE-SE CONSTATAR QUE ESTE TRABALHO ATINGIU O OBJETIVO PROPOSTO DE FORTALECER CONCEITOS DA GENÉTICA, MOTIVAR E ATRAIR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E PROPORCIONAR UMA MELHOR COMPREENSÃO DO EXPERIMENTO DE MENDEL IMPORTANTE PARA ENTENDIMENTO DO OBJETIVO CENTRAL DA GENÉTICA QUE É O ARMAZENAMENTO E TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS AO LONGO DAS GERAÇÕES.