ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EVIDENCIAR QUE A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS MOSTRA-SE COMO IMPORTANTE METODOLOGIA PARA SER TRABALHADA DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATUANDO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE CÁLCULOS COM NÚMEROS NATURAIS, PERMITINDO DIVERSIFICAR SEU ENSINO E FAZER COM QUE OS ALUNOS OBTENHAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DIANTE DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. PARA TANTO, FOI SELECIONADO DO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO PELA TURMA ALGUMAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE PERMITEM DISCUTIR AS IDEIAS ASSOCIADAS A CADA UMA DAS OPERAÇÕES, POSSIBILITANDO TRABALHAR COM AS OPERAÇÕES DE FORMA QUE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SEJA DESENVOLVIDA DE FORMA SATISFATÓRIA. DESSA FORMA O PROFESSOR PODE DAR SENTIDO ÀS SUAS AULAS, EVIDENCIANDO AOS SEUS ALUNOS QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO FUNDAMENTAIS EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO. OPORTUNIZANDO QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVAMENTE DAS AULAS, COM MAIOR INTERESSE E POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS.