A QUÍMICA FORENSE É UM RAMO ESPECÍFICO DAS CIÊNCIAS QUE SE ENCARREGA DA ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CRIMES, EMPREGANDO-SE DE MÉTODOS CIENTÍFICOS ESPECIALIZADOS NA ÁREA CRIMINAL, BUSCANDO CONTRIBUIR COM A LEI ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA QUÍMICA E TOXICOLOGIA NO CAMPO LEGAL OU JUDICIAL. A PRESENTE PESQUISA UTILIZOU-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA BIBLIOGRÁFICA. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS TEMAS DESENCADEADORES DA QUÍMICA FORENSE INTERLIGADO COM O ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTAS CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2013 À 2018, BUSCANDO LEVANTAR OS TRABALHOS QUE TINHAM SIDO PUBLICADO NA LITERATURA. O MÉTODO UTILIZADO DE BUSCA NÃO SE RESTRINGIA APENAS AOS TÍTULOS, SENDO ASSIM, TODO E QUALQUER ARTIGO QUE CONTIVESSE EM SEU TEXTO, INDEPENDENTE DA LOCALIZAÇÃO, AS PALAVRAS “CIÊNCIA FORENSE”, “ENSINO DE QUÍMICA”, “PERÍCIA CRIMINAL” FOI SELECIONADO. APÓS A BUSCA DETALHADA NAS REVISTAS CITADAS ACIMA, FORAM ENCONTRADOS 05 (CINCO) ARTIGOS QUE FALAVAM SOBRE O TEMA DE QUÍMICA FORENSE ASSOCIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. AS REVISTAS EM QUE ENCONTRARAM ARTIGOS FORAM REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC), EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCACIÓN QUÍMICA E A BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ONDE SE ENCONTROU EM CADA REVISTA UM ARTIGO RELACIONADO AO FOCO DA PESQUISA. PORTANTO, UM PRIMEIRO PASSO PARA SE VERIFICAR QUAIS OS RUMOS QUE SE DEVE TOMAR PARA AVANÇAR AS DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO DA CIÊNCIA FORENSE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, GERANDO CONTRIBUIÇÃO PARA PESQUISAS QUE APRESENTEM DIAGNÓSTICOS SATISFATÓRIOS SOBRE A POTENCIALIDADE DO USO DA CIÊNCIA FORENSE NAS AULAS DE QUÍMICA.