A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 239 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Este trabalho foi realizado no campo de estágio na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda da rede pública, da zona rural de Barra de São Miguel, Paraíba. Teve como aspiração a realização de um projeto de intervenção, que consistiu na implantação de uma horta orgânica. Objetivou-se esse trabalho o desenvolvimento de hábitos saudáveis com os alunos a partir da merenda escolar; contribuição para a sustentabilidade da escola e preservação do meio ambiente; utilização da horta orgânica como laboratório para aulas de campo. A horta orgânica foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano A e B, com a contribuição das professoras e estagiárias. Esta possibilitou aos alunos um estudo mais concreto, pois as professoras integraram os conteúdos trabalhados em sala com o que os alunos estavam vivenciando na prática, ou seja, na construção da horta. Os estudantes da escola passaram a consumir a merenda dos alimentos cultivados da horta, desenvolvendo hábitos de consumir alimentos saudáveis, plantados por eles. Aprenderam a plantar, colher, cuidar da horta e cultivar alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente. Desta forma os objetivos foram alcançados, haja vista que os alunos continuaram com a plantação da horta orgânica e a construção do saber ficou ainda mais dinâmica com uma prática que favorece a interdisciplinaridade de vários conteúdos em sala de aula, além de favorecer uma escola verde que contribui de uma forma saudável com a natureza" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO" "palavra_chave" => "Alimentação saúdavel, Educação, Meio ambiente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "a516a87cfcaef229b342c437fe2b95f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA TEIXEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gilmara-teixeira-01@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 239 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Este trabalho foi realizado no campo de estágio na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda da rede pública, da zona rural de Barra de São Miguel, Paraíba. Teve como aspiração a realização de um projeto de intervenção, que consistiu na implantação de uma horta orgânica. Objetivou-se esse trabalho o desenvolvimento de hábitos saudáveis com os alunos a partir da merenda escolar; contribuição para a sustentabilidade da escola e preservação do meio ambiente; utilização da horta orgânica como laboratório para aulas de campo. A horta orgânica foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano A e B, com a contribuição das professoras e estagiárias. Esta possibilitou aos alunos um estudo mais concreto, pois as professoras integraram os conteúdos trabalhados em sala com o que os alunos estavam vivenciando na prática, ou seja, na construção da horta. Os estudantes da escola passaram a consumir a merenda dos alimentos cultivados da horta, desenvolvendo hábitos de consumir alimentos saudáveis, plantados por eles. Aprenderam a plantar, colher, cuidar da horta e cultivar alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente. Desta forma os objetivos foram alcançados, haja vista que os alunos continuaram com a plantação da horta orgânica e a construção do saber ficou ainda mais dinâmica com uma prática que favorece a interdisciplinaridade de vários conteúdos em sala de aula, além de favorecer uma escola verde que contribui de uma forma saudável com a natureza" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO" "palavra_chave" => "Alimentação saúdavel, Educação, Meio ambiente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "a516a87cfcaef229b342c437fe2b95f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA TEIXEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gilmara-teixeira-01@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }