Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE., CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO., PROMOÇÃO A SAÚDE. Relato de Experiência(RE) Enfermagem
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5472
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 2711
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: A educação popular em saúde é uma ferramenta inovadora para os serviços de saúde, que contribui para a reorientação das práticas, possibilitando a construção e planejamento de intervenções de forma dialógica, participativa e reflexiva, ao mesmo tempo em que busca garantir a promoção da saúde com vistas à integralidade da assistência. Assim sendo, efetiva-se através do uso de estratégias educacionais que favoreçam a participação popular. Nesse sentido, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do curso de enfermagem do CAMEAM/UERN é estruturada a partir dessa lógica, e operacionalizada por meio de intervenções nos diversos serviços que compõe a rede assistencial de saúde de Pau dos Ferros-RN. Objetivo: Relatar uma experiência de Educação Popular em Saúde desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Enfermagem do CAMEAM/UERN, em uma sala de espera abordando a temática “O CeD como estratégia de promoção à saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e abordagem qualitativa, cuja experiência de educação popular em saúde se deu a partir do modelo teórico do Arco de Maguerez (este se constitui em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), efetivada em janeiro de 2013, na UBS João XXIII do município de Pau dos Ferros-RN. Como embasamento para o planejamento da intervenção utilizou-se os seguintes autores: Mizukami (1986), Paulo Freire (1996), Albuquerque & Stotz (2004), Vasconcelos et al (2006), Nora et al (2009), Rodrigues et al (2009), Alves & Aert (2011), Gomes & Merhy (2011) entre outros. A intervenção foi realizada usando-se a “Dinâmica dos envelopes”, na qual perguntas disparadoras conduziam o diálogo entre usuárias e acadêmicos, os quais utilizavam ainda como recurso didático uma produção técnica do tipo banner. Ao final foi realizado uma avaliação da implementação com as usuárias e profissionais do serviço presentes, por meio de um questionário sem identificação. Resultados: observou-se que durante a intervenção houve uma efetiva participação das usuárias em decorrência do estímulo constante por parte dos acadêmicos em colocar em evidência as suas falas; permitindo classificar a ação como problematizadora e dialógica com vistas à clarificação e construção do conhecimento em saúde coletiva. Do que se pode abstrair o quão importante é a realização dessas ações que vão ao encontro das necessidades da população, e sinalizam à reorientação das práticas do próprio serviço. Assim a educação popular em saúde surge como um poderoso instrumento de intervenção em saúde coletiva, promovendo a autonomia e direcionando as ações dos sujeitos. Conclusão: Portanto, a ação se desenvolveu de forma positiva na sala de espera, sendo indicada para qualquer UBS do município, bem como outros espaços comunitários, pois facilita o manejo de informações, a aproximação do serviço com a comunidade gerando um maior incentivo na busca de informação, bem como conseguindo uma maior adesão dos usuários às orientações voltadas à melhoria da qualidade de vida."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Enfermagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE., CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO., PROMOÇÃO A SAÚDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_24_03_2014_14_08_29_idinscrito_2711_aa9f036bfb8c723613ae25fdc36e06a8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA LORENNA DUARTE DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA LORENNA"
    "autor_email" => "nathalia.lorenna@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5472
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 2711
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: A educação popular em saúde é uma ferramenta inovadora para os serviços de saúde, que contribui para a reorientação das práticas, possibilitando a construção e planejamento de intervenções de forma dialógica, participativa e reflexiva, ao mesmo tempo em que busca garantir a promoção da saúde com vistas à integralidade da assistência. Assim sendo, efetiva-se através do uso de estratégias educacionais que favoreçam a participação popular. Nesse sentido, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do curso de enfermagem do CAMEAM/UERN é estruturada a partir dessa lógica, e operacionalizada por meio de intervenções nos diversos serviços que compõe a rede assistencial de saúde de Pau dos Ferros-RN. Objetivo: Relatar uma experiência de Educação Popular em Saúde desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Enfermagem do CAMEAM/UERN, em uma sala de espera abordando a temática “O CeD como estratégia de promoção à saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e abordagem qualitativa, cuja experiência de educação popular em saúde se deu a partir do modelo teórico do Arco de Maguerez (este se constitui em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), efetivada em janeiro de 2013, na UBS João XXIII do município de Pau dos Ferros-RN. Como embasamento para o planejamento da intervenção utilizou-se os seguintes autores: Mizukami (1986), Paulo Freire (1996), Albuquerque & Stotz (2004), Vasconcelos et al (2006), Nora et al (2009), Rodrigues et al (2009), Alves & Aert (2011), Gomes & Merhy (2011) entre outros. A intervenção foi realizada usando-se a “Dinâmica dos envelopes”, na qual perguntas disparadoras conduziam o diálogo entre usuárias e acadêmicos, os quais utilizavam ainda como recurso didático uma produção técnica do tipo banner. Ao final foi realizado uma avaliação da implementação com as usuárias e profissionais do serviço presentes, por meio de um questionário sem identificação. Resultados: observou-se que durante a intervenção houve uma efetiva participação das usuárias em decorrência do estímulo constante por parte dos acadêmicos em colocar em evidência as suas falas; permitindo classificar a ação como problematizadora e dialógica com vistas à clarificação e construção do conhecimento em saúde coletiva. Do que se pode abstrair o quão importante é a realização dessas ações que vão ao encontro das necessidades da população, e sinalizam à reorientação das práticas do próprio serviço. Assim a educação popular em saúde surge como um poderoso instrumento de intervenção em saúde coletiva, promovendo a autonomia e direcionando as ações dos sujeitos. Conclusão: Portanto, a ação se desenvolveu de forma positiva na sala de espera, sendo indicada para qualquer UBS do município, bem como outros espaços comunitários, pois facilita o manejo de informações, a aproximação do serviço com a comunidade gerando um maior incentivo na busca de informação, bem como conseguindo uma maior adesão dos usuários às orientações voltadas à melhoria da qualidade de vida."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Enfermagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE., CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO., PROMOÇÃO A SAÚDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_24_03_2014_14_08_29_idinscrito_2711_aa9f036bfb8c723613ae25fdc36e06a8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA LORENNA DUARTE DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA LORENNA"
    "autor_email" => "nathalia.lorenna@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Introdução: A educação popular em saúde é uma ferramenta inovadora para os serviços de saúde, que contribui para a reorientação das práticas, possibilitando a construção e planejamento de intervenções de forma dialógica, participativa e reflexiva, ao mesmo tempo em que busca garantir a promoção da saúde com vistas à integralidade da assistência. Assim sendo, efetiva-se através do uso de estratégias educacionais que favoreçam a participação popular. Nesse sentido, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do curso de enfermagem do CAMEAM/UERN é estruturada a partir dessa lógica, e operacionalizada por meio de intervenções nos diversos serviços que compõe a rede assistencial de saúde de Pau dos Ferros-RN. Objetivo: Relatar uma experiência de Educação Popular em Saúde desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Enfermagem do CAMEAM/UERN, em uma sala de espera abordando a temática “O CeD como estratégia de promoção à saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e abordagem qualitativa, cuja experiência de educação popular em saúde se deu a partir do modelo teórico do Arco de Maguerez (este se constitui em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), efetivada em janeiro de 2013, na UBS João XXIII do município de Pau dos Ferros-RN. Como embasamento para o planejamento da intervenção utilizou-se os seguintes autores: Mizukami (1986), Paulo Freire (1996), Albuquerque & Stotz (2004), Vasconcelos et al (2006), Nora et al (2009), Rodrigues et al (2009), Alves & Aert (2011), Gomes & Merhy (2011) entre outros. A intervenção foi realizada usando-se a “Dinâmica dos envelopes”, na qual perguntas disparadoras conduziam o diálogo entre usuárias e acadêmicos, os quais utilizavam ainda como recurso didático uma produção técnica do tipo banner. Ao final foi realizado uma avaliação da implementação com as usuárias e profissionais do serviço presentes, por meio de um questionário sem identificação. Resultados: observou-se que durante a intervenção houve uma efetiva participação das usuárias em decorrência do estímulo constante por parte dos acadêmicos em colocar em evidência as suas falas; permitindo classificar a ação como problematizadora e dialógica com vistas à clarificação e construção do conhecimento em saúde coletiva. Do que se pode abstrair o quão importante é a realização dessas ações que vão ao encontro das necessidades da população, e sinalizam à reorientação das práticas do próprio serviço. Assim a educação popular em saúde surge como um poderoso instrumento de intervenção em saúde coletiva, promovendo a autonomia e direcionando as ações dos sujeitos. Conclusão: Portanto, a ação se desenvolveu de forma positiva na sala de espera, sendo indicada para qualquer UBS do município, bem como outros espaços comunitários, pois facilita o manejo de informações, a aproximação do serviço com a comunidade gerando um maior incentivo na busca de informação, bem como conseguindo uma maior adesão dos usuários às orientações voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.