DENGUE: UM PROBLEMA DE TODOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (EPS)
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5445 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1563 "titulo" => "DENGUE: UM PROBLEMA DE TODOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (EPS)" "resumo" => "A estratégia de Educação Popular em Saúde (EPS) configura-se enquanto elemento complexo e desafiador, constituindo proposta inovadora na perspectiva de estimular o protagonismo da população na reformulação de práticas e na problematização de realidades até então despercebidas. O presente estudo pretende descrever uma prática de EPS desenvolvida e, por conseguinte, tecer uma auto-avaliação das práticas realizadas. Trata-se de um relato de experiência que atende à proposta da disciplina “Estágio Curricular supervisionado I”, realizada numa unidade básica de saúde de um município de médio porte localizado na região do Alto Oeste Potiguar, datada de 8 de agosto de 2013, em que realizaram-se atividades relativas à temática “Dengue: um problema de todos”. Ressalta-se a homogeneidade como um desafio exposto nas vozes da comunidade, uma vez que um usuário mais participativo pode encabeçar um monólogo; a articulação satisfatória entre a universidade e os profissionais da unidade na pactuação de horários e adequações às particularidades do perfil do serviço; a dificuldade em angariar a atenção dos participantes pela supervalorização das consultas médicas; a necessidade de fortalecimento de vínculo com o território, impedido pelo contato prévio relativamente restrito; a superação de ausência de espaços físicos adequados pela adoção de metodologias mais dinâmicas e condizentes com os locais disponíveis, o que demonstrou as possibilidades de contorno das dificuldades materiais em prol da garantia da efetividade da prática; as limitações em lidar com imprevistos; e a imaturidade na metodologia avaliativa, requerendo instrumentos mais abertos a discussões e menos unidirecionais. Nesta experiência, a convocação dos usuários para participar das atividades desenvolvidas e os diálogos promovidos instrumentalizaram a aproximação com o conhecimento dos saberes da comunidade. O que se observou é que os usuários envolvidos demonstraram considerável segurança no tocante ao reconhecimento da temática. Entretanto, há a necessidade de converter a transferência de responsabilidades atribuídas exclusivamente aos serviços de saúde para a parceria entre este e a comunidade enquanto trabalho coletivo. Diante disto, recomenda-se a repetição de atividades desta natureza, principalmente no intuito de implementação contínua e acompanhamento assíduo, com a possibilidade de revisitar os espaços alvos de implementação para observar se as estratégias de intervenção promoveram resultados factíveis ou avaliar o processo e a necessidade de rever as ações em saúde, na intenção de modificar as realidades das comunidades com e para as comunidades." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Enfermagem" "palavra_chave" => "DENGUE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AUTOCUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_12_03_2014_19_24_38_idinscrito_1563_28a9c632fccdc3b5f7bd74d89166d56f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA ABRANTES FERNANDES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA ABRANTES" "autor_email" => "marilia_abrantes17@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5445 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1563 "titulo" => "DENGUE: UM PROBLEMA DE TODOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (EPS)" "resumo" => "A estratégia de Educação Popular em Saúde (EPS) configura-se enquanto elemento complexo e desafiador, constituindo proposta inovadora na perspectiva de estimular o protagonismo da população na reformulação de práticas e na problematização de realidades até então despercebidas. O presente estudo pretende descrever uma prática de EPS desenvolvida e, por conseguinte, tecer uma auto-avaliação das práticas realizadas. Trata-se de um relato de experiência que atende à proposta da disciplina “Estágio Curricular supervisionado I”, realizada numa unidade básica de saúde de um município de médio porte localizado na região do Alto Oeste Potiguar, datada de 8 de agosto de 2013, em que realizaram-se atividades relativas à temática “Dengue: um problema de todos”. Ressalta-se a homogeneidade como um desafio exposto nas vozes da comunidade, uma vez que um usuário mais participativo pode encabeçar um monólogo; a articulação satisfatória entre a universidade e os profissionais da unidade na pactuação de horários e adequações às particularidades do perfil do serviço; a dificuldade em angariar a atenção dos participantes pela supervalorização das consultas médicas; a necessidade de fortalecimento de vínculo com o território, impedido pelo contato prévio relativamente restrito; a superação de ausência de espaços físicos adequados pela adoção de metodologias mais dinâmicas e condizentes com os locais disponíveis, o que demonstrou as possibilidades de contorno das dificuldades materiais em prol da garantia da efetividade da prática; as limitações em lidar com imprevistos; e a imaturidade na metodologia avaliativa, requerendo instrumentos mais abertos a discussões e menos unidirecionais. Nesta experiência, a convocação dos usuários para participar das atividades desenvolvidas e os diálogos promovidos instrumentalizaram a aproximação com o conhecimento dos saberes da comunidade. O que se observou é que os usuários envolvidos demonstraram considerável segurança no tocante ao reconhecimento da temática. Entretanto, há a necessidade de converter a transferência de responsabilidades atribuídas exclusivamente aos serviços de saúde para a parceria entre este e a comunidade enquanto trabalho coletivo. Diante disto, recomenda-se a repetição de atividades desta natureza, principalmente no intuito de implementação contínua e acompanhamento assíduo, com a possibilidade de revisitar os espaços alvos de implementação para observar se as estratégias de intervenção promoveram resultados factíveis ou avaliar o processo e a necessidade de rever as ações em saúde, na intenção de modificar as realidades das comunidades com e para as comunidades." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Enfermagem" "palavra_chave" => "DENGUE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AUTOCUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_12_03_2014_19_24_38_idinscrito_1563_28a9c632fccdc3b5f7bd74d89166d56f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA ABRANTES FERNANDES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA ABRANTES" "autor_email" => "marilia_abrantes17@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }