Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO: CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS E DE VÍTIMAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO RECIFE – PE

Palavra-chaves: ACIDENTES DE TRÂNSITO, EPIDEMIOLOGIA, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA Pôster (PO) Saúde Coletiva
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5442
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 2127
    "titulo" => "ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO: CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS E DE VÍTIMAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO RECIFE – PE"
    "resumo" => "Introdução: O crescimento da frota de motocicleta no Brasil, veículo que vem destacando-se dos demais por seu uso como meio de transporte e no mercado de trabalho, colabora para a alta incidência de acidentes que envolvem esse tipo de veículo. As vítimas de acidentes de motocicleta assumem o primeiro lugar entre as vítimas de acidente de trânsito com veículos a motor, devido à maior vulnerabilidade e exposição do usuário nas vias públicas, constituindo-se nas principais vítimas fatais, o que representa mais de 50% das mortes no trânsito Objetivo: caracterizar as vítimas de trauma por acidentes de motocicletas atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recife-PE e identificar as características relacionados aos acidentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado a partir das fichas de registro de notificação e do Sistema de Informação sobre Acidente de Transporte Terrestre da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A população foi constituída pelas fichas de registro de notificação de acidente de transporte terrestre que aconteceram de agosto de 2013 a fevereiro de 2014 e dentro deste universo, a amostra foi composta pelas vítimas de acidentes de motocicleta atendidas na unidade. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro e março de 2014. Resultados: Foram registrados 1539 atendimentos a vítimas de acidente de motocicleta no período pesquisado. Quanto às características dessas vítimas, observou-se que 83,8% eram do sexo masculino e 16,2% do sexo feminino, a faixa etária de 20-39 anos foi a mais prevalente (69,8%), seguidas da faixa etária de 40-59 anos (15%) e 10-19 anos (13,8%). Em relação à natureza do acidente, o tipo do acidente predominante foi a colisão/abalroamento com 50,6% e a queda do veículo em 30,3%. Quanto aos fatores relacionados ao acidente, em 24,4 não tinha carteira de habilitação, 15,9% estavam em alta velocidade, 15,2% estavam sem capacete, e 10,3% destas estavam sob o efeito do álcool. Houve predominância de acidentes nos finais de semana, aos sábados e domingos com 17,4% e 17,2%, respectivamente. Em 40,7% o acidente estava relacionado com o trabalho, em que 29,4% estavam indo/voltando do trabalho e 11,3% ocorreram durante o trabalho. Contatou-se que o mês de agosto foi o mais prevalente (16,1%). Verificou-se que 94,7% receberam alta após atendimento e 1,8% foram transferidos. Conclusão: Assim, percebe-se que os acidentes com motociclistas constituem um problema de saúde pública, pois acometem um número expressivo de indivíduos jovens, do sexo masculino. Dessa forma, estas características são capazes de expressar a dimensão do problema e poderão subsidiar o delineamento de medidas que possam contribuir para a redução de morbimortalidade por acidentes de motocicleta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO, EPIDEMIOLOGIA, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_03_2014_22_11_29_idinscrito_2127_eff0edc640386d9a839ced134f0c9032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA QUEIROGA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA QUEIROGA"
    "autor_email" => "mariqbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5442
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 2127
    "titulo" => "ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO: CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS E DE VÍTIMAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO RECIFE – PE"
    "resumo" => "Introdução: O crescimento da frota de motocicleta no Brasil, veículo que vem destacando-se dos demais por seu uso como meio de transporte e no mercado de trabalho, colabora para a alta incidência de acidentes que envolvem esse tipo de veículo. As vítimas de acidentes de motocicleta assumem o primeiro lugar entre as vítimas de acidente de trânsito com veículos a motor, devido à maior vulnerabilidade e exposição do usuário nas vias públicas, constituindo-se nas principais vítimas fatais, o que representa mais de 50% das mortes no trânsito Objetivo: caracterizar as vítimas de trauma por acidentes de motocicletas atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recife-PE e identificar as características relacionados aos acidentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado a partir das fichas de registro de notificação e do Sistema de Informação sobre Acidente de Transporte Terrestre da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A população foi constituída pelas fichas de registro de notificação de acidente de transporte terrestre que aconteceram de agosto de 2013 a fevereiro de 2014 e dentro deste universo, a amostra foi composta pelas vítimas de acidentes de motocicleta atendidas na unidade. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro e março de 2014. Resultados: Foram registrados 1539 atendimentos a vítimas de acidente de motocicleta no período pesquisado. Quanto às características dessas vítimas, observou-se que 83,8% eram do sexo masculino e 16,2% do sexo feminino, a faixa etária de 20-39 anos foi a mais prevalente (69,8%), seguidas da faixa etária de 40-59 anos (15%) e 10-19 anos (13,8%). Em relação à natureza do acidente, o tipo do acidente predominante foi a colisão/abalroamento com 50,6% e a queda do veículo em 30,3%. Quanto aos fatores relacionados ao acidente, em 24,4 não tinha carteira de habilitação, 15,9% estavam em alta velocidade, 15,2% estavam sem capacete, e 10,3% destas estavam sob o efeito do álcool. Houve predominância de acidentes nos finais de semana, aos sábados e domingos com 17,4% e 17,2%, respectivamente. Em 40,7% o acidente estava relacionado com o trabalho, em que 29,4% estavam indo/voltando do trabalho e 11,3% ocorreram durante o trabalho. Contatou-se que o mês de agosto foi o mais prevalente (16,1%). Verificou-se que 94,7% receberam alta após atendimento e 1,8% foram transferidos. Conclusão: Assim, percebe-se que os acidentes com motociclistas constituem um problema de saúde pública, pois acometem um número expressivo de indivíduos jovens, do sexo masculino. Dessa forma, estas características são capazes de expressar a dimensão do problema e poderão subsidiar o delineamento de medidas que possam contribuir para a redução de morbimortalidade por acidentes de motocicleta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "ACIDENTES DE TRÂNSITO, EPIDEMIOLOGIA, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_03_2014_22_11_29_idinscrito_2127_eff0edc640386d9a839ced134f0c9032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA QUEIROGA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA QUEIROGA"
    "autor_email" => "mariqbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Introdução: O crescimento da frota de motocicleta no Brasil, veículo que vem destacando-se dos demais por seu uso como meio de transporte e no mercado de trabalho, colabora para a alta incidência de acidentes que envolvem esse tipo de veículo. As vítimas de acidentes de motocicleta assumem o primeiro lugar entre as vítimas de acidente de trânsito com veículos a motor, devido à maior vulnerabilidade e exposição do usuário nas vias públicas, constituindo-se nas principais vítimas fatais, o que representa mais de 50% das mortes no trânsito Objetivo: caracterizar as vítimas de trauma por acidentes de motocicletas atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recife-PE e identificar as características relacionados aos acidentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado a partir das fichas de registro de notificação e do Sistema de Informação sobre Acidente de Transporte Terrestre da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A população foi constituída pelas fichas de registro de notificação de acidente de transporte terrestre que aconteceram de agosto de 2013 a fevereiro de 2014 e dentro deste universo, a amostra foi composta pelas vítimas de acidentes de motocicleta atendidas na unidade. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro e março de 2014. Resultados: Foram registrados 1539 atendimentos a vítimas de acidente de motocicleta no período pesquisado. Quanto às características dessas vítimas, observou-se que 83,8% eram do sexo masculino e 16,2% do sexo feminino, a faixa etária de 20-39 anos foi a mais prevalente (69,8%), seguidas da faixa etária de 40-59 anos (15%) e 10-19 anos (13,8%). Em relação à natureza do acidente, o tipo do acidente predominante foi a colisão/abalroamento com 50,6% e a queda do veículo em 30,3%. Quanto aos fatores relacionados ao acidente, em 24,4 não tinha carteira de habilitação, 15,9% estavam em alta velocidade, 15,2% estavam sem capacete, e 10,3% destas estavam sob o efeito do álcool. Houve predominância de acidentes nos finais de semana, aos sábados e domingos com 17,4% e 17,2%, respectivamente. Em 40,7% o acidente estava relacionado com o trabalho, em que 29,4% estavam indo/voltando do trabalho e 11,3% ocorreram durante o trabalho. Contatou-se que o mês de agosto foi o mais prevalente (16,1%). Verificou-se que 94,7% receberam alta após atendimento e 1,8% foram transferidos. Conclusão: Assim, percebe-se que os acidentes com motociclistas constituem um problema de saúde pública, pois acometem um número expressivo de indivíduos jovens, do sexo masculino. Dessa forma, estas características são capazes de expressar a dimensão do problema e poderão subsidiar o delineamento de medidas que possam contribuir para a redução de morbimortalidade por acidentes de motocicleta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.