ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE – UAMA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, A PARTIR DO DIZER DE ALUNO E FAMILIARES PESQUISADOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DESTE TIPO DE EDUCAÇÃO OFERECIDA NO BRASIL E, ESPECIFICAMENTE, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, É QUE SE JUSTIFICA A ESCOLHA DO TEMA. OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E INTERATIVO-INTERPRETATIVA, COM O APOIO DE ESTUDOS DA LITERATURA SOBRE O ENVELHECIMENTO
HUMANO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE CONVERSAS ESPONTÂNEAS E DA APLICAÇÃO DE
QUESTIONÁRIOS, OBSERVAÇÕES E A TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS. O DESENVOLVIMENTO DESSA ATIVIDADE
INVESTIGATIVA TRAZ AS IMPRESSÕES DOS FAMILIARES A RESPEITO DESSE CURSO DE EDUCAÇÃO PARA O
ENVELHECIMENTO HUMANO. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM CONSTATAR QUE A ENTIDADE EDUCACIONAL
UAMA, MERECE DESTAQUE PELO TRABALHO CUIDADOSO E INCLUSIVO QUE ALCANÇA UMA DIMENSÃO PÚBLICA,
PESSOAL E FAMILIAR, SOBRETUDO, DE CIDADANIA QUE REALIZA SOBRE A QUALIDADE DO PROCESSO DE
ENVELHECIMENTO E, ESPECIALMENTE, COM O INCENTIVO E O CULTIVO DA AUTONOMIA DO IDOSO E DA DIGNIDADE
CIDADÃ, QUE REQUER O ALUNO IDOSO-UAMA, COMO UMA QUESTÃO QUE VEM GANHANDO FORÇAS NA
CONTEMPORANEIDADE.