INTRODUÇÃO: O ENVELHECIMENTO POR SER UM PROCESSO CONTÍNUO E NATURAL, NÃO DEVE SER VISTO COM PESAR, POIS NÃO REPRESENTA UM SINÔNIMO DE ADOECIMENTO. DIANTE DISSO, O ENFERMEIRO POR MEIO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PODE COLABORAR COM A MANUTENÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS IDOSAS. OBJETIVO: DESCREVER AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZADAS PELO ENFERMEIRO EVIDENCIADAS NA LITERATURA. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO BIBLIOGRÁFICO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUAL SE UTILIZOU COMO BASES DE DADOS A MEDLINE, BDENF E LILACS, EMPREGOU-SE OS DESCRITORES E O OPERADOR BOOLEANO AND, NO QUAL REALIZOU-SE A FILTRAGEM DOS RESULTADOS POR MEIO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: APÓS LEITURA EXAUSTIVA E ANÁLISE DOS ARTIGOS, SEPAROU-SE AS CATEGORIAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS IMPRESSAS, PALESTRAS, CONSULTAS E VISITAS DOMICILIARES, CONSTRUÇÕES DE PRÁTICAS E SABERES, DINÂMICAS CORPORAIS. SENDO ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS DE MODO GRUPAL OU INDIVIDUAL, EM IDOSOS SAUDÁVEIS E IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS, NÃO SE RESTRINGINDO A UM ÚNICO PÚBLICO OU UMA ÚNICA ABORDAGEM. CONCLUSÃO: PODE-SE COMPREENDER QUE O USO DE MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS MANTÉM A ATENÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DOS IDOSOS NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TORNANDO-SE SUJEITO DO PRÓPRIO CUIDADO.