AO LONGO DO PROCESSO DE SENESCÊNCIA OCORREM ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS, FUNCIONAIS, BIOQUÍMICAS E PSICOLÓGICAS QUE ACOMETEM A FUNCIONALIDADE DO IDOSO, ADEMAIS, A DIMINUIÇÃO DA FORÇA MUSCULAR PODE OCASIONAR A DIMINUIÇÃO DA VELOCIDADE DA MARCHA E PREDISPOSIÇÃO DE QUEDAS. EXISTEM DIVERSAS ABORDAGENS PARA O TREINAMENTO DA MARCHA, UMA DELAS É A REALIDADE VIRTUAL, QUE SIMULA O AMBIENTE REAL QUE É GERADO ATRAVÉS DE SOFTWARE DE COMPUTADOR E EXPERIMENTADO PELO USUÁRIO ATRAVÉS DE UMA INTERFACE HOMEM-MÁQUINA. ESTE ESCRITO TEM POR OBJETIVO, COMPARAR O DESEMPENHO DE IDOSOS SAUDÁVEIS POR NÚMERO DE PASSOS, NO AMBIENTE VIRTUAL E REAL. DESTA FORMA, O ESTUDO SELECIONOU UMA AMOSTRA DE 9 INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS ADULTOS/IDOSOS, COM IDADE MÉDIA DE 64,80 (±13,17), QUE NÃO POSSUÍSSEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL PRIMÁRIA NÃO CORRIGIDAS, NEM DÉFICIT COGNITIVO DE ACORDO COM O MINI EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM), SOMANDO SE A ISSO, OS INDIVÍDUOS DEVERIAM REALIZAR DEAMBULAÇÃO FUNCIONAL COM OU SEM AUXÍLIO PESSOAL OU TÉCNICO. FOI UTILIZADO O DISPOSITIVO DE REALIDADE VIRTUAL NINTENDO WII, ALÉM DISTO, PARA A AVALIAÇÃO CINEMÁTICA FOI UTILIZADO O SOFTWARE KINOVEA, NA VERSÃO 8.20. A ANÁLISE DA CINEMÁTICA DO MOVIMENTO DO MEMBRO INFERIOR FOI FEITA DURANTE AS TAREFAS DE MARCHA ESTACIONÁRIA EM AMBIENTE REAL E MARCHA ESTACIONÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL COM E SEM O USO DA PLATAFORMA DE EQUILÍBRIO. FOI VISTO QUE NÃO HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA ENTRE OS AMBIENTES VIRTUAIS QUANTO AO NÚMERO DE PASSOS DURANTE TODOS OS 3 MINUTOS, E DURANTE CADA MINUTO (P > 0,05).