INTEGRAL A ESSE PÚBLICO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS FISIOLÓGICOS, BIOLÓGICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, A FIM DE, GARANTIR UM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SEGURO E SAUDÁVEL. DIANTE DISSO, DEVE-SE ABORDAR UM TEMA NEGLIGENCIADO E CARREGADO DE TABUS E ESTIGMAS: A SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA. A INVISIBILIDADE DA TEMÁTICA, TORNAM OS IDOSOS VULNERÁVEIS AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS), PRINCIPALMENTE AO HIV/AIDS. ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS À AIDS, APONTAM PARA O AUMENTO DE 80% NAS TAXAS DE DETECÇÃO DO HIV EM RELAÇÃO AO PÚBLICO DE 60 ANOS E MAIS, NOS ÚLTIMOS 12 ANOS, REVELANDO ASSIM, A FRAGILIDADE NA ASSISTÊNCIA A SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA. PORTANTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR NA LITERATURA BRASILEIRA, ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO CONTRA O HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE. ESTUDO TEÓRICO, DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, ATRAVÉS DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NAS BASES DE DADOS SCIELO, LILACS E GOOGLE ACADÊMICO, E REALIZADO ENTRE OS MESES DE MARÇO A MAIO DE 2019, COM USO DOS DESCRITORES: IDOSO, HIV E PREVENÇÃO. FEZ-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, NO QUAL FORAM ENCONTRADOS 162 ARTIGOS, DESTES, O TOTAL DE 19, RESPONDEU AO OBJETIVO DO ESTUDO. REVELA-SE QUE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE, É UMA FERRAMENTA TRANSFORMADORA NO CUIDADO À PESSOA IDOSA, PROMOVENDO UMA ASSISTÊNCIA INTEGRAL E BIOPSICOSSOCIAL, GERANDO A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO-EDUCAÇÃO E, ASSIM, ROMPENDO ESTIGMAS E PRECONCEITOS SOBRE A TEMÁTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DO ESTUDO DEVEM SERVIR PARA SUBSIDIAR AS AÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DA SOCIEDADE E DOS PRÓPRIOS IDOSOS, VISANDO A PREVENÇÃO CONTRA O HIV/AIDS.