Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

Visualizações: 340
UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS EM SUBSTITUIÇÃO AOS CONSERVANTES QUÍMICOS SINTÉTICOS COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE INTERFERENTES DO ENVELHECIMENTO ATIVO.

Palavra-chaves: CONSERVANTES QUÍMICOS, PRODUTOS NATURAIS, ENVELHECIMENTO ATIVO Comunicação Oral (CO) AT 04: Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

DIANTE DA FALTA DE TEMPO, ALIADO AO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, HÁBITOS ALIMENTARES VIERAM A MUDAR. COM ESTE AUMENTO DO CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, HOUVE A NECESSIDADE DO AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS QUE VIESSEM A IMPEDIR A CONTAMINAÇÃO E DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS, NO INTUITO DE REDUZIR CASOS DE INTOXICAÇÕES CAUSADAS POR BACTÉRIAS, E COM ISTO, OS CONSERVANTES QUÍMICOS SINTÉTICOS VIERAM A SER UTILIZADOS COMO ALTERNATIVA. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ELUCIDAR AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES QUE OS CONSERVANTES QUÍMICOS EM ALIMENTOS PODEM OCASIONAR NA SAÚDE, DIFICULTANDO O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO ATIVO, E TRAZENDO OS PRODUTOS NATURAIS COMO ALTERNATIVA EM SUBSTITUIÇÃO AOS SINTÉTICOS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA, REALIZADA A PARTIR DE PESQUISAS NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS: PUBMED, GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO. COMO RESULTADO, PODEMOS NOTAR AS COMPLICAÇÕES QUE ESTES CONSERVANTES SINTÉTICOS PODEM VIR A CAUSAR, A EXEMPLO DESTES, OS NITRITOS, NITRATOS E SULFITOS. ESTES COMPOSTOS APRESENTAM POTENCIAL BIOACUMULATIVO, E ENTÃO, A CURTO PRAZO NÃO SE TORNA PERCEPTÍVEL QUALQUER DANO À SAÚDE, AO CONTRÁRIO DE QUANDO TRATAMOS DE UM CERTO TEMPO DE ACUMULAÇÃO DESTAS SUBSTÂNCIAS, QUE PODEM CAUSAR DESDE DOENÇAS CARDÍACAS ATÉ NEOPLASIAS. DIANTE DESTA PROBLEMÁTICA, E DA MÁ PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES A RESPEITO DESTES ADITIVOS QUÍMICOS, OS PRODUTOS NATURAIS COMEÇARAM A SER PESQUISADOS E O POTENCIAL DESTES COMO CONSERVANTE ALIMENTAR FOI ELUCIDADO. ALÉM DA CAPACIDADE PROTETORA DE DETERIORAÇÃO DE ALIMENTOS, ESTES PRODUTOS NATURAIS TAMBÉM APRESENTAM POTENCIAL DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS, O QUE POSSIBILITA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E ATIVO, PRINCIPALMENTE QUANDO ALIADOS A ESTILO DE VIDA SAUDÁVEIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.