ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE AO ENVELHECIMENTO E A DOENÇA DE ALZHEIMER (DA). O ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO QUE TANGE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, ESPECIFICAMENTE NOS DÉFICITS DE MEMÓRIA DA PESSOA COM DA. A ABORDAGEM REFLEXIVA JUSTIFICA-SE DEVIDO A NECESSIDADE DE ALARGAR AS POSSIBILIDADES DE AÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NESTA ÁREA TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ONDE OBSERVA-SE MATERIAIS VARIADOS EXISTENTES SOBRE O TEMA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DA LITERATURA PESQUISADA. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO APONTAM PARA A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS NA ÁREA DA PSICOPEDAGOGIA, VOLTADAS PARA A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE DEGENERAÇÃO DAS FUNÇÕES DO IDOSO COM DA, NO INTUITO DE BUSCAR, TANTO QUANTO POSSÍVEL, PRESERVAR SUAS FUNÇÕES ESSENCIAIS, A EXEMPLO DA MEMÓRIA. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DE MAIOR ATENÇÃO SOBRE O ASSUNTO, A FIM DE FAVORECER A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA, COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DE SEU CAMPO DE TRABALHO, CONSTITUINDO-SE EM IMPORTANTE SUPORTE DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO JUNTO AO PÚBLICO DE IDOSOS, PRINCIPALMENTE AQUELES ACOMETIDOS PELO DA. O PSICOPEDAGOGO TEM CONHECIMENTO E MEIOS PARA DESENVOLVER AÇÕES QUE POSSAM RESSIGNIFICAR O DESEJO DE AUTONOMIA, ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E DOS CONHECIMENTOS DA NEUROPLASTICIDADE.