A PELÍCULA A ESPOSA (2017) NO ORIGINAL THE WIFE, COMO UM DISPOSITIVO DE TRANSMISSÃO DE UM SABER SOBRE O REAL NOS ENSINA SOBRE AS TRAMAS DO DESEJO E OS EXCESSOS DO GOZO, POR MEIO DESTA ANÁLISE FÍLMICA SEGUINDO A ORIENTAÇÃO LACANIANA, PODEMOS LOCALIZAR OS IMPASSES E SOFRIMENTOS ENFRENTADOS PELA PERSONAGEM JOAN, A PARTIR DO CONFRONTO COM O REAL DA TRAIÇÃO, DA PREMIAÇÃO DO MARIDO E DA MORTE DELE. EM A ESPOSA NOS VOLTAMOS PARA PARCERIA AMOROSA DE UMA IDOSA, A SABER JOAN E JOE, QUE APRESENTA UMA PARCERIA SINTOMÁTICA E ESPECULAR, QUE É ULTRAPASSADO PELO DESEJO DE JOAN E AMOR A ESCRITA. PARA METODOLOGIA FOI UTILIZADO A ANÁLISE FÍLMICA, TOMANDO A OBRA COMO CASO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE VANOYE E GOLIOT-LÉTÉ (1994), POR MEIO DESTE TRABALHO PUDEMOS PERCEBER UM PONTO DE VIRADA, NA VIDA DESTA MULHER, QUANDO ELA SE TORNA VIÚVA, E COM ISSO PÔDE CONSTRUIR UM NOVO LUGAR PARA SI, AO SE APROPRIAR DA PRÓPRIA ESCRITA NA CONDIÇÃO DE AUTORA, O QUE ELA NOS ENSINA NESSE CASO, TAL COMO PROPÕE LACAN (2005), SOMENTE O AMOR FAZ O GOZO CONDESCENDER AO DESEJO. DIANTE DISSO, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DO AMOR, E DO DESEJO DE ESCREVER PARA ESSE SUJEITO O QUE PERMITE A JOAN TER UM LUGAR COMO SUJEITO NO LAÇO COM O OUTRO SOCIAL.