Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PEDAGOGIA DA RUA COMO METODOLOGIA PARA VIVENCIAR A MODALIDADE SKATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DA RUA, SKATE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES RADICAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52925
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "PEDAGOGIA DA RUA COMO METODOLOGIA PARA VIVENCIAR A MODALIDADE SKATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      Os esportes radicais vÊem tomando grande espaÇo no cenÁrio das prÁticas de atividades fÍsicas,\r\n
      destacando-se em grandes eventos mundiais, onde a modalidade skate vem passando por uma fase\r\n
      de muita visibilidade, ganhando espaÇo nas prÓximas olimpÍadas. Deste modo surgiu a dÚvida de\r\n
      como empregar a modalidade dentro do contexto escolar, bem como qual metodologia poderia ser\r\n
      utilizada para ser utilizada como ferramenta para interaÇÃo pedagÓgica nas aulas de educaÇÃo fÍsica\r\n
      escolar, que traz como objeto de estudo a cultura corporal do movimento, caracterizando-se com um\r\n
      papel fundamental no processo de aprendizagem do aluno no sentido de explorar e vivenciar\r\n
      habilidades que vÃo alÉm do ideal de apenas se movimentar. O estudo busca apontar atravÉs da\r\n
      literatura a pedagogia da rua como metodologia capaz de potencializar e permitir a vivÊncia da\r\n
      modalidade skate no Âmbito escolar, garantido pela Base Nacional Comum Curricular na unidade\r\n
      temÁtica de prÁticas corporais de aventura presente no ensino fundamental II. A inquietaÇÃo foi\r\n
      abordada atravÉs de uma pesquisa bibliogrÁfica, embasada em livros e artigos cientÍficos de revistas\r\n
      acadÊmicas. Identificou-se uma carÊncia nos estudos voltados para o tema, havendo a necessidade\r\n
      de condiÇÕes para novas pesquisas, aprofundando as bibliografias. Concluiu-se que a Pedagogia da\r\n
      rua É uma forma metodolÓgica que possa cooperar com as necessidades que surgem no ensino da\r\n
      modalidade skate, atravÉs da bagagem contributiva dos alunos, possibilitando saberes ajustados do\r\n
      cotidiano, valorizando os saberes que os prÓprios alunos trazem consigo, tomando posse do fato da\r\n
      modalidade ser referencia no companheirismo presente na prÁtica, onde um praticante sempre tende\r\n
      a ajudar o outro, seja na orientaÇÃo ou motivaÇÃo, deste modo o estudo caminhou na filosofia de\r\n
      que os saberes dos alunos podem ser utilizados dentro das aulas de educaÇÃo fÍsica escolar,\r\n
      percebendo o skate como um papel amplo para se trabalhar caracterÍsticas bÁsicas dos alunos, nÃo\r\n
      deixando de lado a importÂncia de se adaptar e adequar o espaÇo das aulas. E ainda, evidenciou que\r\n
      o profissional de EducaÇÃo FÍsica deve se sentir motivado a buscar o conhecimento a partir de\r\n
      novos desafios, tornando-se mediador da educaÇÃo em uma amplitude de saberes, prÁtica e\r\n
      conhecimentos.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA RUA, SKATE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES RADICAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID233_14042019222707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA"
    "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52925
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "PEDAGOGIA DA RUA COMO METODOLOGIA PARA VIVENCIAR A MODALIDADE SKATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      Os esportes radicais vÊem tomando grande espaÇo no cenÁrio das prÁticas de atividades fÍsicas,\r\n
      destacando-se em grandes eventos mundiais, onde a modalidade skate vem passando por uma fase\r\n
      de muita visibilidade, ganhando espaÇo nas prÓximas olimpÍadas. Deste modo surgiu a dÚvida de\r\n
      como empregar a modalidade dentro do contexto escolar, bem como qual metodologia poderia ser\r\n
      utilizada para ser utilizada como ferramenta para interaÇÃo pedagÓgica nas aulas de educaÇÃo fÍsica\r\n
      escolar, que traz como objeto de estudo a cultura corporal do movimento, caracterizando-se com um\r\n
      papel fundamental no processo de aprendizagem do aluno no sentido de explorar e vivenciar\r\n
      habilidades que vÃo alÉm do ideal de apenas se movimentar. O estudo busca apontar atravÉs da\r\n
      literatura a pedagogia da rua como metodologia capaz de potencializar e permitir a vivÊncia da\r\n
      modalidade skate no Âmbito escolar, garantido pela Base Nacional Comum Curricular na unidade\r\n
      temÁtica de prÁticas corporais de aventura presente no ensino fundamental II. A inquietaÇÃo foi\r\n
      abordada atravÉs de uma pesquisa bibliogrÁfica, embasada em livros e artigos cientÍficos de revistas\r\n
      acadÊmicas. Identificou-se uma carÊncia nos estudos voltados para o tema, havendo a necessidade\r\n
      de condiÇÕes para novas pesquisas, aprofundando as bibliografias. Concluiu-se que a Pedagogia da\r\n
      rua É uma forma metodolÓgica que possa cooperar com as necessidades que surgem no ensino da\r\n
      modalidade skate, atravÉs da bagagem contributiva dos alunos, possibilitando saberes ajustados do\r\n
      cotidiano, valorizando os saberes que os prÓprios alunos trazem consigo, tomando posse do fato da\r\n
      modalidade ser referencia no companheirismo presente na prÁtica, onde um praticante sempre tende\r\n
      a ajudar o outro, seja na orientaÇÃo ou motivaÇÃo, deste modo o estudo caminhou na filosofia de\r\n
      que os saberes dos alunos podem ser utilizados dentro das aulas de educaÇÃo fÍsica escolar,\r\n
      percebendo o skate como um papel amplo para se trabalhar caracterÍsticas bÁsicas dos alunos, nÃo\r\n
      deixando de lado a importÂncia de se adaptar e adequar o espaÇo das aulas. E ainda, evidenciou que\r\n
      o profissional de EducaÇÃo FÍsica deve se sentir motivado a buscar o conhecimento a partir de\r\n
      novos desafios, tornando-se mediador da educaÇÃo em uma amplitude de saberes, prÁtica e\r\n
      conhecimentos.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA RUA, SKATE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES RADICAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID233_14042019222707.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA"
    "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

Os esportes radicais vÊem tomando grande espaÇo no cenÁrio das prÁticas de atividades fÍsicas, destacando-se em grandes eventos mundiais, onde a modalidade skate vem passando por uma fase de muita visibilidade, ganhando espaÇo nas prÓximas olimpÍadas. Deste modo surgiu a dÚvida de como empregar a modalidade dentro do contexto escolar, bem como qual metodologia poderia ser utilizada para ser utilizada como ferramenta para interaÇÃo pedagÓgica nas aulas de educaÇÃo fÍsica escolar, que traz como objeto de estudo a cultura corporal do movimento, caracterizando-se com um papel fundamental no processo de aprendizagem do aluno no sentido de explorar e vivenciar habilidades que vÃo alÉm do ideal de apenas se movimentar. O estudo busca apontar atravÉs da literatura a pedagogia da rua como metodologia capaz de potencializar e permitir a vivÊncia da modalidade skate no Âmbito escolar, garantido pela Base Nacional Comum Curricular na unidade temÁtica de prÁticas corporais de aventura presente no ensino fundamental II. A inquietaÇÃo foi abordada atravÉs de uma pesquisa bibliogrÁfica, embasada em livros e artigos cientÍficos de revistas acadÊmicas. Identificou-se uma carÊncia nos estudos voltados para o tema, havendo a necessidade de condiÇÕes para novas pesquisas, aprofundando as bibliografias. Concluiu-se que a Pedagogia da rua É uma forma metodolÓgica que possa cooperar com as necessidades que surgem no ensino da modalidade skate, atravÉs da bagagem contributiva dos alunos, possibilitando saberes ajustados do cotidiano, valorizando os saberes que os prÓprios alunos trazem consigo, tomando posse do fato da modalidade ser referencia no companheirismo presente na prÁtica, onde um praticante sempre tende a ajudar o outro, seja na orientaÇÃo ou motivaÇÃo, deste modo o estudo caminhou na filosofia de que os saberes dos alunos podem ser utilizados dentro das aulas de educaÇÃo fÍsica escolar, percebendo o skate como um papel amplo para se trabalhar caracterÍsticas bÁsicas dos alunos, nÃo deixando de lado a importÂncia de se adaptar e adequar o espaÇo das aulas. E ainda, evidenciou que o profissional de EducaÇÃo FÍsica deve se sentir motivado a buscar o conhecimento a partir de novos desafios, tornando-se mediador da educaÇÃo em uma amplitude de saberes, prÁtica e conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.