O CONCEITO DE SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52898 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "O CONCEITO DE SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "HISTORICAMENTE A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) PERMANECE ATRELADA A ÁREA DA SAÚDE. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, LEIS ESPECÍFICAS RECONHECERAM A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EF NESSA ÁREA. PARA ISSO, AS HABILIDADES E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PRECISAM ESTAR EM CONSONÂNCIA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. NESSA ÓTICA, ESPERA-SE QUE OS CURSOS DE EF CONSIGAM ROMPER COM O PARADIGMA SEGMENTADO DA CONCEPÇÃO BIOMÉDICA. ASSIM, PERGUNTA-SE: QUAL É O CONCEITO DE SAÚDE ADOTADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS EM EF? DIANTE O EXPOSTO, O OBJETIVO FOI: IDENTIFICAR E ANALISAR O CONCEITO DE SAÚDE POR MEIO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E DOS PROGRAMAS DE ENSINO (PE) DAS DISCIPLINAS QUE CONTINHAM A PALAVRA SAÚDE DE DOIS CURSOS DE BACHARELADO EM EF (A E B) COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO; DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL DE EF. ESTE ESTUDO DE CASO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVO, DELINEADO PELA FONTE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS PPPS NÃO APRESENTARAM UMA DEFINIÇÃO FORMAL DE SAÚDE. O PPP DO CURSO A TEM UMA CONCEPÇÃO BIOMÉDICA PREDOMINANTE VOLTADA PARA A CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS E PROPOSTAS DE AÇÕES BASEADAS NA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS. O PPP DO CURSO B APRESENTOU UMA CONCEPÇÃO DE SAÚDE QUE BUSCA SUPERAR O ASPECTO BIOMÉDICO AO CONSIDERAR A DIMENSÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL NA CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS, DESTACANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO E A REABILITAÇÃO, COM ÊNFASE EM PROPOSTAS QUE INCENTIVEM AS PRÁTICAS CORPORAIS E AS ATIVIDADES FÍSICAS POR MEIO DE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. DE FORMA GERAL, OS PES DO CURSO A E B SÃO SEMELHANTES. APESAR DOS PES DO CURSO A E B, CONSIDERANDO A CATEGORIA DE ANÁLISE “EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE” E “AVALIAÇÃO DA SAÚDE”, DESTACAREM A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DE ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS, AS PROPOSTAS DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO ESTAVAM DIRECIONADAS À PRESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS INDIVIDUALIZADOS DE EXERCÍCIOS E ATIVIDADES FÍSICAS E VISAVAM À PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DE DOENÇAS. A CATEGORIA “EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS” REVELOU EQUILÍBRIO ENTRE OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS. CONCLUI-SE QUE NOS PPPS DOS DOIS CURSOS FOI IDENTIFICADO AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS NORTEADORES RELACIONADOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E INDEFINIÇÃO CONCEITUAL DO TERMO SAÚDE SOBRE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO. ESSAS CONSTATAÇÕES GERAM INCERTEZAS PARA A PREPARAÇÃO E A INTERVENÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL. EM SÍNTESE, O ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE INVESTIGAR OUTROS CURSOS E UNIVERSIDADES E ACENA PARA A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS COERENTES COM A DINÂMICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, NA PERSPECTIVA DE ATENDER A SOCIEDADE NO MODELO AMPLIADO DE CUIDADO À SAÚDE, PRECONIZADO PELA SAÚDE COLETIVA." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID204_29042019185347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON NUNES" "autor_email" => "hudsonfpnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52898 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "O CONCEITO DE SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "HISTORICAMENTE A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) PERMANECE ATRELADA A ÁREA DA SAÚDE. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, LEIS ESPECÍFICAS RECONHECERAM A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EF NESSA ÁREA. PARA ISSO, AS HABILIDADES E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PRECISAM ESTAR EM CONSONÂNCIA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. NESSA ÓTICA, ESPERA-SE QUE OS CURSOS DE EF CONSIGAM ROMPER COM O PARADIGMA SEGMENTADO DA CONCEPÇÃO BIOMÉDICA. ASSIM, PERGUNTA-SE: QUAL É O CONCEITO DE SAÚDE ADOTADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS EM EF? DIANTE O EXPOSTO, O OBJETIVO FOI: IDENTIFICAR E ANALISAR O CONCEITO DE SAÚDE POR MEIO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E DOS PROGRAMAS DE ENSINO (PE) DAS DISCIPLINAS QUE CONTINHAM A PALAVRA SAÚDE DE DOIS CURSOS DE BACHARELADO EM EF (A E B) COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO; DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL DE EF. ESTE ESTUDO DE CASO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVO, DELINEADO PELA FONTE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS PPPS NÃO APRESENTARAM UMA DEFINIÇÃO FORMAL DE SAÚDE. O PPP DO CURSO A TEM UMA CONCEPÇÃO BIOMÉDICA PREDOMINANTE VOLTADA PARA A CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS E PROPOSTAS DE AÇÕES BASEADAS NA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS. O PPP DO CURSO B APRESENTOU UMA CONCEPÇÃO DE SAÚDE QUE BUSCA SUPERAR O ASPECTO BIOMÉDICO AO CONSIDERAR A DIMENSÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL NA CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS, DESTACANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO E A REABILITAÇÃO, COM ÊNFASE EM PROPOSTAS QUE INCENTIVEM AS PRÁTICAS CORPORAIS E AS ATIVIDADES FÍSICAS POR MEIO DE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. DE FORMA GERAL, OS PES DO CURSO A E B SÃO SEMELHANTES. APESAR DOS PES DO CURSO A E B, CONSIDERANDO A CATEGORIA DE ANÁLISE “EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE” E “AVALIAÇÃO DA SAÚDE”, DESTACAREM A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DE ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS, AS PROPOSTAS DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO ESTAVAM DIRECIONADAS À PRESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS INDIVIDUALIZADOS DE EXERCÍCIOS E ATIVIDADES FÍSICAS E VISAVAM À PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DE DOENÇAS. A CATEGORIA “EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS” REVELOU EQUILÍBRIO ENTRE OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS. CONCLUI-SE QUE NOS PPPS DOS DOIS CURSOS FOI IDENTIFICADO AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS NORTEADORES RELACIONADOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E INDEFINIÇÃO CONCEITUAL DO TERMO SAÚDE SOBRE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO. ESSAS CONSTATAÇÕES GERAM INCERTEZAS PARA A PREPARAÇÃO E A INTERVENÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL. EM SÍNTESE, O ESTUDO APONTA PARA A NECESSIDADE DE INVESTIGAR OUTROS CURSOS E UNIVERSIDADES E ACENA PARA A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS COERENTES COM A DINÂMICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, NA PERSPECTIVA DE ATENDER A SOCIEDADE NO MODELO AMPLIADO DE CUIDADO À SAÚDE, PRECONIZADO PELA SAÚDE COLETIVA." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID204_29042019185347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON NUNES" "autor_email" => "hudsonfpnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }