ATUALMENTE, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO ESTÃO CADA VEZ MAIS REPRESENTATIVAS NA SOCIEDADE. FATO É QUE O MERCADO DE TRABALHO É CLARAMENTE SEGREGADO POR GÊNERO, COM UMA SEGREGAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL, COM HOMENS DOMINANDO POSIÇÕES SUPERIORES EM RELAÇÃO ÀS MULHERES, INDEPENDENTEMENTE DOS SETORES. COM RELAÇÃO AO CAMPO DA GERAL DA PESQUISA CIENTÍFICA, APENAS 28% DA ÁREA É REPRESENTADO POR MULHERES, SENDO QUE A PROBABILIDADE DE QUE MULHERES NA CARREIRA CIENTÍFICA TROQUEM DE ÁREA É DE 53%. O ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CARECE DE INVESTIGAÇÃO PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO DE GÊNERO NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL. FORAM ANALISADOS OS PROJETOS APROVADOS DA ÁREA DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA, APROVADOS NA CHAMADA UNIVERSAL DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) VINCULADO AO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC), NAS CATEGORIAS PROJETO INDIVIDUAL DE PESQUISA (APQ) E COM STATUS DEFERIDO. PARA COLETA DE DADOS FORAM SOLICITADOS OS DADOS DOS PROJETOS APROVADOS PELA CHAMADA UNIVERSAL DO CNPQ NO PERÍODO DE 2012 A 2016, COM EXCEÇÃO DO ANO DE 2015, EM QUE NÃO HOUVE ABERTURA DE EDITAL, NA PLATAFORMA ELETRÔNICA DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (E-SIC), DO MCTIC. OS PROJETOS FORAM SELECIONADOS POR MEIO DO FILTRO DE GÊNERO EXIBIDO NAS PLANILHAS, COM A LEITURA DOS NOMES DOS BENEFICIÁRIOS. COM A FINALIDADE DE GARANTIR A QUALIDADE E A VALIDADE METODOLÓGICA DA PESQUISA, REALIZOU-SE A REPLICAÇÃO DO PROCESSO POR DUAS PESQUISADORAS, COM BASE NO SEARCH PROTOCOL. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA DESCRITIVAMENTE. COMO RESULTADOS GERAIS, AS MULHERES COORDENAM APENAS 30% DOS PROJETOS APROVADOS NO EDITAL UNIVERSAL. COMO DADOS ESPECÍFICOS, NO ANO DE 2012, 105 HOMENS FORAM BENEFICIÁRIOS DA CHAMADA UNIVERSAL, EM COMPARAÇÃO COM APENAS 44 MULHERES. EM 2013, 2014 E 2016, AS MULHERES REPRESENTARAM 28%, 39% E APENAS 17% DOS PROJETOS, RESPECTIVAMENTE. COM BASE NESTES DADOS, NOTA-SE QUE APESAR DE SER COMPROVADO QUE UMA FORÇA DE TRABALHO MAIS REPRESENTATIVA CONSIGA ATENDER QUESTÕES E PROBLEMAS QUE VÃO ALÉM DE UMA ESTREITA FATIA DA HUMANIDADE, AS MULHERES, EM ESPECIAL DA ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PARECEM AINDA ENFRENTAREM BARREIRAS SOCIAIS, PESSOAIS E PROFISSIONAIS PARA SE ESTABELECEREM NA CARREIRA CIENTÍFICA. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO APOIO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, TORNA-SE NECESSÁRIO PENSAR EM POLÍTICAS DE INCENTIVO PARA ESTIMULAR E GARANTIR A PARTICIPAÇÃO MAIS IGUALITÁRIA ENTRE PESQUISADORAS E PESQUISADORES, NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO.