ALTERNATIVAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DE FALTA DE ESPAÇO ADEQUADO E ATÉ SITUAÇÕES CLIMÁTICAS QUE IMPENDEM À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTERNAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SÃO FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO SEGUINDO A ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA, A FIM DE NÃO PREJUDICAR A DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, AJUSTANDO AS NECESSIDADES DA TURMA E LHES FAVORECENDO NOVAS EXPERIÊNCIAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE AULAS MINISTRADAS PARA UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR DUAS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ, POR MEIO DA DISCIPLINA PRÁTICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA I DURANTE OS DIAS DE CHUVA OU EM QUE ERA IMPOSSIBILITADA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FORA DE SALA OU NA QUADRA. AS AULAS FORAM MINISTRADAS NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA (CAIC) LOCALIZADA EM SEROPÉDICA - RJ, PARA A TURMA DE PRÉ 2, COMPOSTA DE VINTE ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA DE 5 E 6 ANOS. SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR DA TURMA, EM DOIS DIAS DISTINTOS EM QUE OCORRERAM CHUVAS FORAM DESENVOLVIDAS PRÁTICAS QUE CONTEMPLASSEM O APRIMORAMENTO DE ASPECTOS DA CONSCIÊNCIA CORPORAL, MANIPULAÇÃO E RITMO USANDO COMO TEMÁTICA O CORPO HUMANO, UTILIZANDO-SE DE TRÊS ATIVIDADES PRINCIPAIS: 1) BRINCADEIRAS CANTADAS EM CÍRCULO, ONDE A TURMA USAVA AS MÃOS DE FORMA RITMADA E QUE REMETESSEM A PARTES DO CORPO, CONDUZIDA PELAS PROFESSORAS. 2) A CONSTRUÇÃO DE UM DESENHO DO CORPO HUMANO EM TAMANHO REAL EM GRUPO, DIRECIONADO PELAS PROFESSORAS. 3) ATIVIDADE DE DESENHAR A PRÓPRIA MÃO, A FIM DE ESTIMULAR A EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS DURANTE SUA REALIZAÇÃO. AINDA QUE A TURMA APRESENTASSE UMA VISÃO DE QUE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSARIAMENTE DEVERIAM OCORRER NA QUADRA E DEMOSTRAVAM-SE CONTRARIADOS QUANDO PROPOSTO ATIVIDADES EM SALA, FOI OBSERVADO O ENGAJAMENTO E ENTUSIASMO DURANTE A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REALIZADAS. SENDO POSSIBILITADO UM MELHOR CONTROLE DE TURMA DEVIDO AO ESPAÇO FECHADO, EMBORA MANIFESTASSEM BASTANTE INQUIETAÇÃO, COMUM AO GRUPO E PELA QUANTIDADE DE ALUNOS, AINDA ASSIM FOI POSSÍVEL EXERCER AS PRÁTICAS PLANEJADAS. PODE-SE DIZER QUE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRINCIPAL COMPONENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ALÉM DISSO, O PROFESSOR PRECISA TER ATIVIDADES RESERVAS PARA OS SEUS ALUNOS EM SALA DE AULA E QUE COMPLEMENTEM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PLANO DE ENSINO, A FIM DE LIDAR COM POSSÍVEIS EVENTUALIDADES SEM COMPROMETER A INTENCIONALIDADE DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS.