Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

INCLUSÃO DO IDOSO NO MUNDO DIGITAL

Palavra-chaves: IDOSO, INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA Tema Livre (TL) Informática em Saúde
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5203
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "INCLUSÃO DO IDOSO NO MUNDO DIGITAL"
    "resumo" => "Introdução: a informática está incluída nas tecnologias assistivas que são os instrumentos e equipamentos que buscam melhorar a funcionalidade, autonomia e consequentemente a qualidade de vida e inclusão social, para as pessoas com deficiências e os idosos. Objetivos: identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades da inclusão da pessoa idosa no mundo digital. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal com abordagem quantitativa. O local do estudo foi o grupo de Idosos “Amigos de Irmã Fernanda”, localizado na zona norte da cidade de Cajazeiras/PB. Os idosos participante do grupo realizaram aulas no Laboratório de informática da Universidade Federal de Campina Grande, onde foram acompanhados por professores e alunos bolsistas e voluntários. A amostra foi composta por 30 idosos que realizaram aula de informática durante o ano de 2013. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através da estatistica descritiva e discutidos à luz da literatuta pertinente à temática. Resultados e Discussão: dos 30 idosos investigados a idade variou de 60 a 75 anos, sendo a maioria do sexo feminino (73,3%). No que concerne à escolaridade, aproximadamente metade da amostra apresentou escolaridade elevada, com ensino médio ou mais. Buscou-se neste estudo conhecer os benefícios proporcionados ao idoso pelo uso da informática. Alguns dos benefícios apontados por eles foram a satisfação pessoal (93,3%), melhor socialização (86,6%), melhora no desempenho cognitivo (80,0%), aumento da autoestima (73,3%) e o favorecimento da autonomia (60%). Quanto aos fatores que dificultaram o uso do computador, pelos idosos, no decorrer das aulas de informática, foram elencados: deficiência visual, pouca concentração, baixa escolaridade, falta de computador em casa, dificuldade com o mouse. Conclusão: O estudo mostrou que com as aulas de informática houve um ganho imensurável para os idosos atendidos, e que este recurso emerge como um importante recurso a ser incorporado na vida dos idosos, uma vez que traz vários benefícios para esta população, a exemplo da melhoria no desempenho cognitivo, satisfação pessoal e socialização do idoso, favorecendo a melhoria na qualidade de vida."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Informática em Saúde"
    "palavra_chave" => "IDOSO, INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_14_03_2014_07_50_43_idinscrito_54_3ee66e5abeb0cdbcdc7e20d2eb30138d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON DA SILVA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SILVA"
    "autor_email" => "emersonlavras2011@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5203
    "edicao_id" => 17
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "INCLUSÃO DO IDOSO NO MUNDO DIGITAL"
    "resumo" => "Introdução: a informática está incluída nas tecnologias assistivas que são os instrumentos e equipamentos que buscam melhorar a funcionalidade, autonomia e consequentemente a qualidade de vida e inclusão social, para as pessoas com deficiências e os idosos. Objetivos: identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades da inclusão da pessoa idosa no mundo digital. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal com abordagem quantitativa. O local do estudo foi o grupo de Idosos “Amigos de Irmã Fernanda”, localizado na zona norte da cidade de Cajazeiras/PB. Os idosos participante do grupo realizaram aulas no Laboratório de informática da Universidade Federal de Campina Grande, onde foram acompanhados por professores e alunos bolsistas e voluntários. A amostra foi composta por 30 idosos que realizaram aula de informática durante o ano de 2013. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através da estatistica descritiva e discutidos à luz da literatuta pertinente à temática. Resultados e Discussão: dos 30 idosos investigados a idade variou de 60 a 75 anos, sendo a maioria do sexo feminino (73,3%). No que concerne à escolaridade, aproximadamente metade da amostra apresentou escolaridade elevada, com ensino médio ou mais. Buscou-se neste estudo conhecer os benefícios proporcionados ao idoso pelo uso da informática. Alguns dos benefícios apontados por eles foram a satisfação pessoal (93,3%), melhor socialização (86,6%), melhora no desempenho cognitivo (80,0%), aumento da autoestima (73,3%) e o favorecimento da autonomia (60%). Quanto aos fatores que dificultaram o uso do computador, pelos idosos, no decorrer das aulas de informática, foram elencados: deficiência visual, pouca concentração, baixa escolaridade, falta de computador em casa, dificuldade com o mouse. Conclusão: O estudo mostrou que com as aulas de informática houve um ganho imensurável para os idosos atendidos, e que este recurso emerge como um importante recurso a ser incorporado na vida dos idosos, uma vez que traz vários benefícios para esta população, a exemplo da melhoria no desempenho cognitivo, satisfação pessoal e socialização do idoso, favorecendo a melhoria na qualidade de vida."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Informática em Saúde"
    "palavra_chave" => "IDOSO, INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_14_03_2014_07_50_43_idinscrito_54_3ee66e5abeb0cdbcdc7e20d2eb30138d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON DA SILVA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SILVA"
    "autor_email" => "emersonlavras2011@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conacis"
    "edicao_nome" => "Anais CONACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014"
    "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png"
    "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 15
    "publicacao_nome" => "Revista CONACIS"
    "publicacao_codigo" => "2358-0186"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Introdução: a informática está incluída nas tecnologias assistivas que são os instrumentos e equipamentos que buscam melhorar a funcionalidade, autonomia e consequentemente a qualidade de vida e inclusão social, para as pessoas com deficiências e os idosos. Objetivos: identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades da inclusão da pessoa idosa no mundo digital. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal com abordagem quantitativa. O local do estudo foi o grupo de Idosos “Amigos de Irmã Fernanda”, localizado na zona norte da cidade de Cajazeiras/PB. Os idosos participante do grupo realizaram aulas no Laboratório de informática da Universidade Federal de Campina Grande, onde foram acompanhados por professores e alunos bolsistas e voluntários. A amostra foi composta por 30 idosos que realizaram aula de informática durante o ano de 2013. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através da estatistica descritiva e discutidos à luz da literatuta pertinente à temática. Resultados e Discussão: dos 30 idosos investigados a idade variou de 60 a 75 anos, sendo a maioria do sexo feminino (73,3%). No que concerne à escolaridade, aproximadamente metade da amostra apresentou escolaridade elevada, com ensino médio ou mais. Buscou-se neste estudo conhecer os benefícios proporcionados ao idoso pelo uso da informática. Alguns dos benefícios apontados por eles foram a satisfação pessoal (93,3%), melhor socialização (86,6%), melhora no desempenho cognitivo (80,0%), aumento da autoestima (73,3%) e o favorecimento da autonomia (60%). Quanto aos fatores que dificultaram o uso do computador, pelos idosos, no decorrer das aulas de informática, foram elencados: deficiência visual, pouca concentração, baixa escolaridade, falta de computador em casa, dificuldade com o mouse. Conclusão: O estudo mostrou que com as aulas de informática houve um ganho imensurável para os idosos atendidos, e que este recurso emerge como um importante recurso a ser incorporado na vida dos idosos, uma vez que traz vários benefícios para esta população, a exemplo da melhoria no desempenho cognitivo, satisfação pessoal e socialização do idoso, favorecendo a melhoria na qualidade de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.