Este trabalho tem a intenção de apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar. O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é diferente”.