RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50839 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA" "resumo" => "O estudo objetivou analisar a percepção dos alunos sobre os resíduos sólidos e Educação Ambiental em escola de ensino médio no município de Santa Luzia, Paraíba. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de um questionário com 10 questões subjetivas, aplicadas para 32 alunos, abordando temas como resíduos sólidos e Educação Ambiental. A análise das respostas foi realizada de forma quanti e qualitativa. A maioria dos alunos 87,5% (n = 28) afirmou que os resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades diárias, que são descartados quando utilizados. 81,2% (n = 26) afirmaram que é possível reaproveitar resíduos por meio da reciclagem (75,0%, n = 24). Os alunos mencionaram como principais problemas gerados pela disposição inadequada e resíduos sólidos na natureza, o desmatamento (68,7%, n = 22), poluição (15,6%, n = 5), doenças (6,2%, n = 2) e diminuição da biodiversidade (9,3%, n = 3). Os estudantes participantes da pesquisa sabem que o consumo excessivo e o descarte incorreto dos resíduos sólidos provocam diversos problemas ambientais. Eles, afirmam que a Educação Ambiental possui papel fundamental para sensibilizar as pessoas em relação aos impactos provocados ao meio ambiente. Dessa maneira, é necessário que o tema seja debatido entre os professores e alunos, tendo a escola como o espaço propício para desenvolver ações por meio da Educação Ambiental, buscando reduzir e melhorar o aproveitamento de resíduos produzidos no planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, IMPACTOS AMBIENTAIS, RECICLAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA22_ID1196_30112018112318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50839 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA" "resumo" => "O estudo objetivou analisar a percepção dos alunos sobre os resíduos sólidos e Educação Ambiental em escola de ensino médio no município de Santa Luzia, Paraíba. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de um questionário com 10 questões subjetivas, aplicadas para 32 alunos, abordando temas como resíduos sólidos e Educação Ambiental. A análise das respostas foi realizada de forma quanti e qualitativa. A maioria dos alunos 87,5% (n = 28) afirmou que os resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades diárias, que são descartados quando utilizados. 81,2% (n = 26) afirmaram que é possível reaproveitar resíduos por meio da reciclagem (75,0%, n = 24). Os alunos mencionaram como principais problemas gerados pela disposição inadequada e resíduos sólidos na natureza, o desmatamento (68,7%, n = 22), poluição (15,6%, n = 5), doenças (6,2%, n = 2) e diminuição da biodiversidade (9,3%, n = 3). Os estudantes participantes da pesquisa sabem que o consumo excessivo e o descarte incorreto dos resíduos sólidos provocam diversos problemas ambientais. Eles, afirmam que a Educação Ambiental possui papel fundamental para sensibilizar as pessoas em relação aos impactos provocados ao meio ambiente. Dessa maneira, é necessário que o tema seja debatido entre os professores e alunos, tendo a escola como o espaço propício para desenvolver ações por meio da Educação Ambiental, buscando reduzir e melhorar o aproveitamento de resíduos produzidos no planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, IMPACTOS AMBIENTAIS, RECICLAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA22_ID1196_30112018112318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }