O estudo objetivou analisar a percepção dos alunos sobre os resíduos sólidos e Educação Ambiental em escola de ensino médio no município de Santa Luzia, Paraíba. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de um questionário com 10 questões subjetivas, aplicadas para 32 alunos, abordando temas como resíduos sólidos e Educação Ambiental. A análise das respostas foi realizada de forma quanti e qualitativa. A maioria dos alunos 87,5% (n = 28) afirmou que os resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades diárias, que são descartados quando utilizados. 81,2% (n = 26) afirmaram que é possível reaproveitar resíduos por meio da reciclagem (75,0%, n = 24). Os alunos mencionaram como principais problemas gerados pela disposição inadequada e resíduos sólidos na natureza, o desmatamento (68,7%, n = 22), poluição (15,6%, n = 5), doenças (6,2%, n = 2) e diminuição da biodiversidade (9,3%, n = 3). Os estudantes participantes da pesquisa sabem que o consumo excessivo e o descarte incorreto dos resíduos sólidos provocam diversos problemas ambientais. Eles, afirmam que a Educação Ambiental possui papel fundamental para sensibilizar as pessoas em relação aos impactos provocados ao meio ambiente. Dessa maneira, é necessário que o tema seja debatido entre os professores e alunos, tendo a escola como o espaço propício para desenvolver ações por meio da Educação Ambiental, buscando reduzir e melhorar o aproveitamento de resíduos produzidos no planeta.