O estágio curricular atua como instrumento preponderante na habilitação técnica de profissionais de nível médio, favorecendo o contato com o ambiente onde a prática predomina nas mais variadas ênfases que a construção civil abarca. O estímulo propiciado ao estudante a partir da prática que envolve o dinamismo que a construção civil detém faz ampliar o leque de conhecimentos (HINNING & ROLIM, 2017), que está atrelado a cada tipo de atividade desenvolvida no âmbito do setor de escritório e acompanhamento de obras. Como objetivo desse trabalho, busca-se explanar a respeito da experiência profissional e técnica, através do instrumento do estágio para a obtenção de título de técnico com habilitação em edificações pelo IF Sertão Pernambucano Campus Salgueiro, em escritório de arquitetura situado na cidade de Salgueiro-PE, no semiárido pernambucano. Os serviços realizados durante o estágio supervisionado, envolveram a escrita de cadernos de especificação e desenhos em 2D, utilizando o software AutoCAD®, das plantas de situação, locação, coberta, baixa, elevações (cortes), fachadas, detalhamentos de forro, bem como o efetivo acompanhamento na etapa de execução de obras em reforma e/ou construção. O processo de escolha dos materiais também foi incorporado no estágio, como também os levantamentos arquitetônicos para reforma e dimensionamento de móveis. Dentre as variadas obras onde houveram a participação do estudante, de forma direta ou indireta, as mesmas contribuíram para que o estagiário detivesse maior propriedade técnica no tocante a execução de desenhos dentro dos parâmetros da ABNT, como também o contato com novos materiais que proporcionam melhora no conforto das edificações, até então não vistos na região semiárida, e a efetiva adoção de técnicas construtivas para solucionar determinados problemas que emergiram durante as etapas que envolvem a esfera construtiva em questão. A profissional supervisora do escritório instruiu o estagiário durante todas as visitas realizadas, principalmente durante a escolha dos revestimentos da obra, louças para banheiro e lavabo, torneiras, o tipo do telhado, e luminárias. Nas lojas de decoração, a mesma sempre ressaltou como que constrói-se um espaço residencial harmonizado e tipos de objetos de decoração para cada ambiente. Sempre nessas visitas, a arquiteta explanava com relação aos tipos de cores e onde usa-las, móveis, estilos de decoração, texturas, luminárias, pastilhas, mármores, vidros, e nas lojas de materiais de construção, apresentava os catálogos e enfatizava como era o modo de fabricação, indicando onde usar e onde não usar cada tipo de material, sempre com ressalvas em relação as suas vantagens e/ou desvantagens no ato de sua aplicação. Por fim, as contribuições advindas da empresa conveniada com o IF-Sertão para promover a capacitação do aluno promoveram a devida habilitação através da execução de atividades que até então o estudante não detinha conhecimento, como o levantamento arquitetônico em obras para reforma e dimensionamento de móveis, tipos de escolha de materiais, o modo como se acompanha obras de caráter residencial e comercial, e desenho de plantas dentro das premissas adotadas pelo plano diretor da cidade de Salgueiro-PE, bem como a realização de atividades que o mesmo já conhecia, como o desenho de projetos dentro dos parâmetros da ABNT.